Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
PIBID – UM ESPAÇO EDUCACIONAL PARA PENSAR A EDIÇÃO DO MOVIMENTO.
Franciéli de QUADROS, Amanda Rodrigues PADILHA, Silvia da Silvia LOPES, Alysson Custódio do AMARAL

Última alteração: 2019-06-24

Resumo


Este projeto, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) trata-se de um projeto que teve inicio no nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelaide Sá Brito (EEEF), cujo objetivo geral é avaliar uma possibilidade de abordagem da dança em interação com a tecnologia, resultando na criação de três vídeos-dança em diferentes turmas. E, como objetivos específicos investigar a diversidade de relações do corpo com a tecnologia; explanar sobre a evolução das tecnologias de imagem relacionadas à dança; planejar a produção da vídeos-dança a ser gravada; definir tema, figurino e locações; dividir tarefas, responsabilidades. A pesquisa está estruturada em uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e os referenciais utilizados para realizar a análise de dados por meio da análise de conteúdo, serão: da interdisciplinaridade (BORGES, 2014), da dança (BOURCIER, 2001), da videodança (BORGES, 2014). O que justifica essa pesquisa é o fato de, ao acolher e tornar público esse material, poderá ser fonte para futuros acadêmicos que queiram adentrar e entender esse espaço interdisciplinar. A primeira turma em que o projeto foi iniciado, era composta por quinze alunos da mesma faixa etária (quatorze anos) e foram apresentados conteúdos através da mídia (vídeos, PowerPoint, textos digitalizados), nestes, foram abordados variados estilos de danças e musicas além de possíveis modos de fazer a vídeo-dança, como a sua história (BORGES, 2014), as diversas possibilidades de espaço, numerosas edições, os diferentes tempos e as iluminações. A captação das imagens desta turma ocorreu em dois dias, através de um iphone SE e teve como auxilio um tripé. Durante a captação trabalhou-se com a câmera em movimento, em alguns momentos o equipamento foi fixado em um tripé e também houve deslocamento dos alunos que estavam em cena, sendo essas em diferentes lugares da escola. O projeto foi concluído com a primeira turma e encontra-se em andamento na segunda turma.


Palavras-chave


Dança; Educação; Videodança

Referências


MINAYO, M. C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta In. MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F. GOMES, R. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BORGES, Niúra. Imagem, Corpo e Lugar na Constituição de uma Poética em Vídeo. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.