Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ANÁLISE RETÓRICO ARGUMENTATIVA DE ARTIGOS DE OPINIÃO SOBRE POLÍTICA BRASILEIRA APARECIDOS NO JORNAL ZERO HORA EM 2018
Angela Eloni GOMES, Vânia Maria De AVILA MACHADO, Jorge Alberto MOLINA

Última alteração: 2019-06-12

Resumo


Esta pesquisa é orientada pelo professor Jorge Alberto Molina e têm como executores os alunos Ângela Eloni Gomes e Vânia Maria Ávila Machado do curso de Pedagogia da Unidade São Luiz Gonzaga da UERGS. A pesquisa será desenvolvida na Unidade São Luiz Gonzaga. Os dados dela serão coletados usando material bibliográfico sem envolver nas atividades de coleta de dados seres humanos.  O objetivo da pesquisa consiste em testar diferentes teorias contemporâneas da argumentação usando como corpus linguístico um conjunto de artigos de opinião sobre política brasileira. A hipótese é que as teorias de base retórica se adequam mais à abordagem descritiva desse corpus do que outras teorias contemporâneas, mas que elas encontram limitações quando se trata de avaliar a qualidade da argumentação. O desenvolvimento da pesquisa será exposto a seguir.  Em primeiro lugar os executores farão uma pesquisa bibliográfica sobre as diversas teorias contemporâneas da argumentação.  Serão estudadas a Teoria de Toulmin, a pragma-dialética e a Lógica informal. Depois serão analisadas especialmente as teorias de base retórica e para isso serão consultados   os textos Introdução à Retórica de Olivier Reboul e o Tratado da argumentação de Perelman e Tyteca. Em terceiro lugar os alunos pesquisadores agruparão os diversos materiais do corpus classificando-os por temas específicos, por exemplo, reforma trabalhista, corrupção, saúde etc. O passo final da abordagem descritiva consistirá na análise do corpus buscando identificar as premissas implícitas usadas nos diferentes argumentos expostos, público-alvo do discurso argumentativo, lugares de argumentação e figuras retóricas empregados, modo de apresentação do argumentador e estratégias para apelar às emoções do leitor. Feita essa análise descritiva, se adotará uma perspectiva normativa e buscara-se identificar falácias. Para isso será usado como material de apoio o manual Introdução à Lógica de Irving Copi. Concluída essa etapa normativa será empreendida a tarefa de discutir e propor estratégias para o ensino da argumentação nos últimos anos do ensino fundamental. Espera-se publicar dois artigos científicos sobre os resultados da pesquisa.


Palavras-chave


Teorias da argumentação; Retórica; Argumentação política