Última alteração: 2019-06-21
Resumo
Como intuito de analisar as representações socioculturais, o trabalho intitulado - “O multiculturalismo na Revista Cacique” - iniciou o processo de catalogação das representações referentes à sociedade, às etnias, ao gênero, às faixas etárias, às religiões e ideologias políticas apresentadas no conteúdo do periódico: da primeira edição publicada em abril de 1954, na edição do mês de dezembro de 1959 e na última edição do periódico publicada no mês de janeiro de 1963. A fim de investigar os tipos de representações sociais, identificar e classificar os sujeitos e suas características, dentro de uma perspectiva de posição social na época de publicação da revista, buscou-se fundamentação teórica nas linhas da análise de conteúdo, representações sociais e multiculturalismo. Aclarar os significados de cada objeto e seus aspectos vem contribuindo para as análises do projeto mor chamado “Educação e Formação de Leitores na Revista Cacique: concepções, rastreamentos, endereçamentos e representações multiculturais”.
Palavras-chave
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34. 2016.
BARDIN, Laurence. Análise do discurso, 1997; Tradução: RETO, Luís Antero & PINHEIRO, Augusto- 1ª ed. - São Paulo: Parábola editorial, 2015.
BARTHES, Roland. Mitologias. 4 ed. São Paulo; DIFEL, 1980.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3ª ed. - Brasília: MEC, 2001.
DOI: 10.4025/actascihumansoc.v33i2.10256:Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307325341003> ISSN 1679-7361
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira & SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças - O multiculturalismo e seus contextos, 2002. 1 ed. 1ª reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; Tradução: SILVA, Tomaz Tadeu da & LOURO, Guacira Lopes- 11ª ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2016.
LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3ª ed. - São Paulo: Ática, 2003.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da Leitura para a leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 1993.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso, 2014; Tradução: POSSENTI, Sírio - 1ª ed. - São Paulo: Parábola editorial, 2015.
MORAES, Roque. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n. 37, p. 7-32, 1999.
REIS, Arruda et al. Representações sociais: teorias, procedimentos metodológicos e educação ambiental. ACTA SCIENTIARUM. CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, 2011, 33.
Revistas Cacique. v. 1, n.1. Porto Alegre, SEC/RS, abr.1954.