Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DE INSUMOS ALTERNATIVOS E SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO DO AZEVÉM (Lollium multiflorum) DESTINADO À COBERTURA VERDE
Anelisi Inchauspe DE OLIVEIRA, Vitor BIRCK, Rodrigo de Moraes GALARZA, Henrique Vizzotto CALEFFI, Jonathan Costa SARTURI, Gustavo Kruger GONÇALVES

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


O Argissolo é uma das principais classes de solo que ocorrem em Santana do Livramento. Estes solos são arenosos, com baixa retenção hpidrica, baixo teor de matéria orgânica e baixa disponibilidade de nutrientes. O emprego da adubação verde pode promover melhorias no solo. Para este fim, podem ser utilizadas diversas espécies de forrageiras, como por exemplo, o azevém (Lollium mutiflorum). A adubação do solo é um dos fatores edafoclimáticos mais impactantes na produtividade desta forrageira. Levando em consideração os altos preços dos adubos químicos e sua incapacidade de nutrir o solo e beneficiar o sistema à longo prazo, este trabalho tem o objetivo de avaliar os resultados da utilização de insumos alternativos na produção do azevém. O experimento será conduzido na Área Experimental da UERGS em Santana do Livramento. Será adotado o delineamento experimental de blocos ao acaso, com cinco repetições. Os tratamentos serão: T1 – Inoculante (Azospirillum brasiliense) + Folhito + pó de rocha (mistura de basalto e granodiorito) + biofertilizante; T2 – Inoculante (Azospirillum brasiliense) + Folhito + pó de rocha (mistura de basalto e granodiorito); T3 - Inoculante (Azospirillum brasiliense) + Folhito; T4 – Inoculante (Azospirillum brasiliense); T5 – Testemunha. O folhito e o pó de rocha serão incorporados ao solo na camada de 0-20 cm no momento do preparo. O inoculante será empregado na forma líquida, adicionado na linha de semeadura.  O biofertilizante será aplicado via foliar assim que as plantas atingirem 15 cm. O plantio ocorrerá em maio. Será realizada análise do solo antes e depois da implantação do experimento. O Azevém sofrerá um corte assim que estiver passando da fase vegetativa para a reprodutiva para a obtenção dos valores de massa verde, massa seca e teores de nutrientes foliares. Estes dados serão submetidos à análise de variância e se necessário, as médias serão comparadas utilizando o teste de Duncan a 5%. Espera-se que o T1 apresente melhores resultados no que diz respeito à produção do azevém, já que este tratamento conta com o aporte da adubação foliar via biofertilizante. Espera-se também que os demais tratamentos melhoria nas qualidades químicas, físicas e biológicas do solo quando comparados à testemunha.

Palavras-chave


Adubação verde; Biofertilizante; Trofobiose

Referências


BISSANI, C.A.; GIANELLO, C.; CAMARGO, F.A.O.; TEDESCO, M.J. (eds). Fertilidadedos solos e manejo da adubação das culturas. 2ª Ed. Porto Alegre, Metrópole, 2008.344p.

BONADIMAN, R.; FERREIRA, O. G. L.; COELHO, R. A. T.; COSTA, O. A. D.; FARIAS,P.P.;ROSA, P.P.; OLIVEIRA, A. P. T.; PEDROSO, C.E. da S. Efeito da adubação nitrogenadaassociada à inoculação com Azospirillum brasilense sobre as características estruturaisde azevém anual. Revista Eletrônica de Veterinária, v.19, n.3, p. 1-12, 2018.

COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO – RS/SC. Manual de adubação ede calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porto Alegre,Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Núcleo Regional Sul, 2016. 400p.

DÖBEREINER, J. Fixação de nitrogênio emassociação com gramíneas. IN: CARDOSO,E.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. PortoAlegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2000.

GONÇALVES, G. K. et al. Melhoramento do campo nativo com a utilização da rochagem.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ROCHAGEM, 3, 2017, Pelotas, RS. Anais ... Assis:Triunfal, 2017.

Hungria, M. et al. Inoculation with selected strains of Azospirillum brasilense andAzospirillum lipoferum improves yields of maize and wheat in Brazil. Plant and Soil, 2010,331(1):413-425.

PENTEADO, S.R. Compostos orgânicos e biofertilizantes. Editora Via Orgânica, 2010.160p.

RODRIGUES, L.R.A: RODRIGUES, T.J.D. Ecofisiologia de plantas forrageiras. In:CASTRO, P.R.C; FERREIRA, S.O.; YAMADA, T. (Eds.). Ecofisiologia da produçãoagrícola. Piracicaba: POTAFOS, 1987. p.203-230.SANTOS, A. C. V. 2001. A ação múltipla do biofertilizante líquido como fertilizantefitoprotetor em lavouras comerciais. In: ENCONTRO DE PROCESSOS DE PROTEÇÃODE PLANTAS: controle ecológico de pragas e doenças 1, Botucatu. Botucatu.Agroecológica: p. 91-96.