Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PROJETO MATEMÁTICA PARA TODOS
Thais Ferrari PESSÔA, Rosandra Santos Mottola LEMOS

Última alteração: 2019-05-17

Resumo


Ao ingressarem no curso superior de Engenharia, na UERGS, muitos alunos não demonstram o desempenho esperado, uma vez que muitos entram para a faculdade alguns anos após saírem do ensino médio. Mesmo aqueles que terminam o ensino médio e já ingressam na faculdade, nem sempre, possuem o nível mínimo de conhecimento esperado, isso se dá pela divergência de conteúdo aplicado em cada escola. O projeto Matemática para Todos tem como objetivo dar suporte aos alunos e servir como base para diminuir tais deficiências. Inicialmente, foi criada uma sala de aula virtual, que pode ser acessada no link https://classroom.google.com/h com o código específico da mesma hwvuql5. Neste ambiente virtual, foram disponibilizados vários materiais com resumos e exercícios referentes a conteúdos do ensino básico que são imprescindíveis para um bom desempenho nos cursos da área das ciências exatas. Dentre os materiais disponibilizados, o primeiro com o qual o aluno interage, é o link para um teste, dito teste diagnóstico, cujo objetivo inicial era o de identificar dentre os tópicos que são contemplados no ambiente virtual quais eram os que os discentes tinham mais dificuldade. Este teste é composto por dez questões objetivas, sendo que uma das opções de resposta era “não sei responder”, justamente para que a identificação das dificuldades mais frequentes fosse mais eficiente. Até o presente momento vinte e nove alunos acessaram a sala, dos quais dez responderam ao questionário. Dentre os que responderam, dois obtiveram mais de sete acertos, três conseguiram notas seis ou sete, três entre quatro e três, um aluno acertou apenas uma questão e um aluno não acertou nenhuma. A alternativa não sei responder, foi utilizada trina e quatro vezes pelos alunos, nas dez questões disponíveis. Estes números, portanto, evidenciam o quanto são necessárias ações para auxiliar, em especial, os acadêmicos ingressantes nos cursos da área das ciências exatas.


Palavras-chave


Ensino; Matemática; Ambiente virtual de aprendizagem