Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PROJETO #INCLUDE GURIAS: DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM MENINAS DE GUAÍBA/RS
Carolina Lechner SANT'ANA, Larissa Espelocin JUSTEN, Gabriela de Souza MANICA, Fabrícia Damando SANTOS

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


O projeto Mulheres nas Exatas visa criar o incentivo para a área das exatas e tecnológica em meninas do ensino fundamental ao técnico, apresentando-as essa possibilidade de mercado de trabalho. Desenvolver o pensamento computacional, aumentando assim o número de meninas nas Engenharias e afins. O projeto, que está no seu início, terá duração de um ano. Com 4 (quatro) bolsistas, irá nas 5 (cinco) escolas efetuar atividades lógicas, palestras e oficinas para meninas. Entre os objetivos do projeto, podemos destacar: Desenvolver habilidades sociais, de trabalho em equipe e colaboração entre as alunas das escolas participantes do projeto; Estimular a criatividade e o raciocínio lógico para resolução de problemas; Incentivar professores do ensino fundamental, médio e técnico a trabalhar com pensamento computacional em suas práticas docentes, pesquisar métodos, técnicas e ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem do pensamento computacional para o ensino fundamental a partir da 6ª série; Divulgar os resultados do projeto para a comunidade escolar, incluindo pais e a sociedade de Guaíba, por meio de palestras e vídeos (com tradução em libras). Como materiais e métodos podemos destacar o uso do jogo Computasseia visando motivar as alunas a criar identificação com personalidades da computação, ScratchDay com o uso do software livre Scratch para inicialização à programação e pensamento computacional, Hora do Código que possui duração de 1 hora e visa estimular o raciocínio lógico para resolução de problemas utilizando a lógica de programação, realizar palestra sobre os cursos da área das exatas, mostrando e motivando as inovações possíveis de serem feitas pelas meninas das escolas, apresentar o Curso de Engenharia de Computação/UERGS com relatos de alunas e professoras do curso, entre outras atividades envolvidas ao projeto fora da escola. Os resultados esperados são o maior engajamento de meninas em áreas exatas, criando a identificação e interesse das mesmas para cursos afins.


Palavras-chave


Mulheres nas Exatas; Pensamento Computacional; Inclusão de Mulheres nas CTEM.