Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
RENDIMENTO DE MILHO APÓS APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES ORGÂNICO E ORGANOMINERAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA FERTILIDADE DO SOLO
Vanessa Silva dos SANTOS, Marta Sandra DRESCHER, Bibiana Jacques GARCIA, Gilmar Lunardi FERREIRA, Rafael Barcelos MEDEIROS, Eugenio Farias Marques PORTELA

Última alteração: 2019-06-15

Resumo


A produção agrícola demanda o uso racional e sustentável do ambiente. O trabalho objetivou investigar o desempenho agronômico de fertilizantes orgânicos e organominerais como alternativa de manutenção da fertilidade e produtividade em Latossolo argiloso sob sistema plantio direto. O experimento foi instalado em delineamento blocos ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos avaliados foram: fertilizante orgânico, fertilizante organomineral e fertilizante mineral. Foram avaliados o rendimento de grãos e o peso de mil sementes da cultura do milho na safra de verão 2017/2018. Os resultados obtidos indicaram que a utilização de fertilizantes orgânico proporcionou miores incrementos no rendimento de grãos em comparação a aplicação de fertilizante mineral de alta solubilidade, enquanto o fertilizante organomineral apresentou rendimento intermediário ao orgânico e mineral. O resultado é atribuído a capacidade dos fertilizantes orgânicos atuarem como condicionadores e melhoradores da estrutura do solo e não apenas como disponibilizadores de nutrientes às culturas.


Palavras-chave


rendimento de grãos;produção agrícola

Referências


CIANCIO, N.H.R. Produção de grãos, matéria seca e acúmulo de nutrientes em culturas submetidas à adubação orgânica e mineral. 2010. Dissertação Mestrado. Santa Maria, RS, Brasil.

 

CORRÊA, J.C. O uso dos resíduos animais como fertilizantes. In: II Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais – II SIGERA, 15 a 17 de março de 2011 - Foz do Iguaçu, PR Volume I – Palestras, 2011.

 

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro, 2013. 353p.

 

FLOSS, E. L.; FLOSS, L. G. Fertilizantes organominerais de última geração: funções fisiológicas e uso na agricultura. Revista Plantio Direto, Passo Fundo, v. 100, p. 26-29, 2007.

 

KIEHL, E. J. Fertilizantes organominerais. 2. ed. Piracicaba, Degaspari, 2008. 160 p.

 

LACERDA, J.J. de J.; SILVA, D.R.G. Fertilizantes orgânicos: usos, legislação e métodos de análise. Boletim Técnico nº 96.  Lavras/MG, 2014, 90 p.

 

RESENDE, T. M. et al. Avaliação física do solo em áreas sob diferentes usos com adição de dejetos animais no bioma cerrado. Bioscience Journal, v. 28, n. 1, 2012.

 

SEGANFREDO, M. A. O impacto ambiental na utilização da cama de aves como fertilizante do solo. Embrapa Suínos e Aves. 2000. Disponível em: <www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_artigos/artigos_j1k38l3q.html>. Acesso em 1 de maio de 2016.

 

TEJADA, M.; BENITEZ, C.; GONZALEZ, J. L. Effects of Application of Two Organomineral Fertilizers on Nutrient Leaching Losses and Wheat Crop. Agronomy Journal, Madison, v.97, p.960-967, 2005.

 

VALADÃO, F. C. de A.; BENEDET, K. D. Variação nos atributos do solo em sistemas de manejo com adição de cama de frango. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 35, n. 6, p. 2073-2082, 2011.

 

 


Texto completo: PDF