Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
DESCRIÇÃO DAS CAPTURAS DE PEIXES COMERCIAIS PELA FROTA PESQUEIRA DE MÉDIA-ESCALA NO MUNICÍPIO DE IMBÉ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.
Leonardo Martins PINHEIRO, Ênio LUPCHINSKI JUNIOR, Federico SUCUNZA, Paulo Henrique OTT

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


O litoral do Rio Grande do Sul é uma importante área de pesca para diferentes modalidades, sendo a pesca com redes de emalhe praticada em toda a costa. Pela necessidade de reconhecer o esforço pesqueiro de emalhe embarcado, este trabalho tem por objetivo descrever as capturas de peixes comerciais da frota sediada em Imbé (29°58'43"S; 050°07'34"W). Foram realizadas 64 visitas às áreas de infraestrutura pesqueira, onde foram acompanhados oito desembarques, realizados por duas embarcações de média-escala, entre maio e novembro de 2018. Foram totalizados 37.318 kg de pescado, sendo as principais espécies a anchova Pomatomus saltatrix (FR=57,7%) e a pescada Cynoscion spp. (FR=17,7%). Além destas espécies, foram registradas em menor frequência a pescada-amarela Macrodon atricauda (FR=7,6%), o papa-terra Menticirrhus spp. (FR=7,2%) e capturas mistas (FR=0,75%). Compreender o esforço pesqueiro, as espécies-alvo, importância socioeconômica e ambiental da pesca é essencial para o estabelecimento de medidas de manejo pesqueiro para a região.


Palavras-chave


Manejo; Gerenciamento; Legislação.

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Pesca artesanal legal pescador da região sul/sudeste: conheça seus direitos e deveres. Brasília, 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA E MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução normativa interministerial MPA/MMA n° 12. Brasília, 2012.

CARDOSO, L. G. & HAIMOVICI, M. Caracterização tecnológica, social, econômica e ecológica da atividade pesqueira sediada em Passo de Torres, Santa Catarina, Brasil. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v. 37, 275-288, 2011.

HAIMOVICI, M. et. al. Distribuição e abundância de peixes teleósteos demersais sobre a plataforma continental do sul do Brasil. Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro, v. 56, 27-50, 1996.

KLIPPEL, S. et. al. A pesca artesanal na costa da plataforma Sul. In: VOOREN, C.M. e KLIPPEL, S. Ações prioritárias para a conservação de tubarões e raias no sul do Brasil. Porto Alegre: Igaré. p. 178-197, 2005b.

MORENO, I. B. et al. Descrição da pesca costeira de média escala no litoral norte do Rio Grande do Sul: Comunidades pesqueiras de Imbé/Tramandaí e Passo de Torres/Torres. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo. V 35: 129-140. 2009

NOGUEIRA, B.G. Aplicação do conhecimento de pescadores artesanais para entender a captura incidental de tartarugas marinhas no sul do Brasil. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em ecologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.

OTT, P.H. Análise das capturas acidentais de Pontoporia blainvillei (Gervais & D’Orbigny, 1844) (Cetacea, Pontoporiidae) nas comunidades pesqueiras do litoral Norte do Rio Grande do Sul, Sul do Brasil. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Zoologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 1998.

RIO GRANDE DO SUL, Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado do Rio Grande do Sul, Lei estadual nº 15.223. Porto Alegre, 2018.

SANTOS, M. L., & VIEIRA, J. P. A pesca com rede de cabo na praia do cassino, RS, Brasil. Boletim Do Instituto de Pesca, v.42, 486–499, 2016.

 

 


Texto completo: PDF