Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE POTENCIAL ALELOPÁTICO DE EXTRATOS DE ERAGROSTIS PLANA NEES (CAPIM-ANNONI)
Jordana da Silveira MACHADO, Diulie Fernanda Almansa da COSTA, Gabrielly da Silveira CAVALHEIRO, Benjamin Dias OSORIO FILHO

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


Eragrostis plana Nees (capim annoni) é uma planta exótica, oriundo da África do Sul, introduzida no Brasil na década de 50. Esta possui atributos de planta invasora, tais como: rápido crescimento, longa fase reprodutiva, presença de alelopatia e grande banco de sementes. Supõe-se que seus efeitos alelopáticos prejudicam a germinação de sementes de diversas espécies. Para isto, a espécie produz e libera metabólitos secundários, compostos fenólicos, flavonóides e taninos que podem afetar o crescimento, prejudicar o desenvolvimento e até mesmo inibir a germinação de outras espécies vegetais e de microrganismos. A partir do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar o potencial alelopático do E. plana Ness sobre demais plantas, buscando alternativas sustentáveis de controle, indo de contraponto a utilização de produtos químicos. Serão utilizados extrato e chá da E. plana Ness, nas concentrações de 50% e 100% na germinação das sementes de Oriza sativa L. (arroz vermelho), Lactuca sativa (alface) e da própria E. plana Ness. O preparo do chá e do extrato foi realizado em laboratório onde o capim anoni foi seco em estufa numa temperatura de 65º durante 48h. Após este processo, a palha foi triturada e pesada. Para o extrato foi posto 60 g da planta juntamente com um litro de água destilada, o vidro foi vedado e coberto com papel laminado, evitando a entrada de luz posto em geladeira por 48 h. Para o preparo do chá utilizou-se também 60 g de massa seca da planta em um vidro e adicionado 1 litro de água quente, deixando agir por em média um minuto e logo coado e posto em outro vidro e armazenado em geladeira. Sendo borrifados nas bandejas até sua germinação, contanto também com uma testemunha que será utilizada somente água destilada.  Portanto, espera-se que o efeito alelopático do capim anoni se sobressaia, inibindo a germinação das sementes mostrando assim, que é possível uma alternativa viável e sustentável na tentativa de controlar plantas espontâneas.


Palavras-chave


Planta espontânea; Bioherbicida; Aleloquimico.

Referências


Gomes, F.M., Fortes, A.M.T., Silva, J., Bonamigo, T. & Pinto, T.T. 2013. Efeito alelopático da fitomassa de Lupinus angustifolius (L.) sobre a germinação e desenvolvimento inicial de Zea mays (L.) e Bidens pilosa (L.). Revista Brasileira de Agroecologia 8(1):48-56.