Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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O IMPACTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Yan de Oliveira FISCH, Magali de Moraes MENTI

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


Esta proposta visa apresentar os objetivos, fundamentação teórica  e a metodologia utilizada na pesquisa em andamento sobre o efeito do pertencimento na formação docente dos alunos do curso de LETRAS - Licenciatura - Língua Portuguesa. Esta pesquisa tem foco na importância deste sentimento na formação e na profissão do educador, e, por sua vez, a importância de o docente propor atividades e aulas que estimulam tal sentimento, gerando, assim, impactos positivos e significativos nas vidas dos alunos. A pesquisa parte do princípio que aquele aluno que se sente parte do grupo, que sente que é bem quisto pelos seus colegas e professores, que é reconhecido como integrante importante do grupo, irá permanecer e esmerar-se no curso e desenvolver de boas práticas docentes. Para tanto, traz-se autores como Esfahani (2017), Maslow (1943), entre outros, que, em suas obras, discutem sobre o sentimento de pertencimento, buscando entender como ele se dá, o porquê de ser tão importante na vida humana e o que é necessário fazer para o alcançar. A pesquisa realizada até o momento, que ainda não dispõe de resultados, defende que os formandos precisam ter suas necessidades básicas saciadas, precisam ser reconhecidos, compreendidos e confortados por amigos, parentes e companheiros para sentirem pertencimento. Todos precisam dar e receber afeto para a geração dessa sensação. Como metodologia, defende-se que o sociointeracionismo, como explorado por Vygotsky (1988), seja a melhor ferramenta para o alcance deste propósito, já que esta reconhece os contextos históricos, sociais e culturais individuais, valorizando o sujeito com suas singularidades. Propõe-se como metodologia a análise de memoriais escritos por alunos calouros do referido curso sobre sua evolução durante os dois primeiros semestres deste curso de licenciatura.   Será aplicada a abordagem de análise de conteúdo em busca de evidências da importância do sentimento de pertencimento para o discentes e de práticas docentes que contribuem para surgimento e mantimento deste. Pretendemos, ao aplicar as metodologias dessa pesquisa, apontar e listar boas práticas que possam ser aplicadas em sala de aula por presentes e futuros professores.



Palavras-chave


Formação de professores; Sentimento de Pertencimento; Boas Práticas Docentes

Referências


SMITH, Emily Esfahani. O Poder do Sentido. Brasil: OBJETIVA, 2017.

MASLOW, Abraham. A Theory of Human Motivation. Estados Unidos: Psychological Review, 1943.

VYGOTSKY, Lev. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.