Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ESPIRAL: EDUCAÇÃO SOMÁTICA E PRIMEIRA INFÂNCIA NA LICENCIATURA EM DANÇA
Natália Martins GOMES, Jennifer Adane MÓR, Liziane Salvadori DOMINGUES, Kátia Salib DEFFACI

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


Esse resumo trata-se de uma apresentação do projeto ESPIRAL – EDUCAÇÃO SOMÁTICA E PRIMEIRA INFÂNCIA NA LICENCIATURA EM DANÇA, que é um projeto de extensão continuado ao Projeto de Extensão Dança na Educação Infantil 2018, agora renomeado. Na etapa atual, ESPIRAL irá contar com oito licenciandas(os) em Dança que conduzem atividades de Dança com turmas de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do município de Montenegro. ESPIRAL visa despertar o interesse de licenciandas(os) em atuar na Educação Infantil e também proporcionar um espaço de reflexão sobre os caminhos possíveis. Além disso, oportuniza o contato com atividades de Dança para as crianças na Educação Infantil, contribuindo para o acesso à Arte como um direito da criança. As(os) licenciandas(os) reúnem-se semanalmente para estudo da Dança em diálogo com fundamentos da Educação Somática e estudo do desenvolvimento infantil na pedagogia froebeliana. Desses momentos surge o planejamento das atividades a serem desenvolvidas em um encontro mensal na EMEI. Para 2019, estão previstos de seis a sete encontros com as crianças, completando sete meses de atuação do projeto. No total, são atendidas quatro turmas com faixa etária de quatro e cinco anos, que recebem a mesma dupla de licenciandas em Dança, em um trabalho continuado.A metodologia que conduz o projeto é a Prática como Pesquisa – PaR, em que a prática é a guia e determinante da relação da universidade com a escola de educação infantil e da construção de conhecimento. A PaR é uma metodologia viva e flexível, que aceita ferramentas de outras metodologias. Sendo assim, agregam-se a construção de narrativas e a didática do ensino de Dança. Após o primeiro ano de atividades, já é possível identificar as contribuições do projeto para a comunidade escolar. Para esse ano, espera-se continuar atuando na formação de memórias significativas de contato com a Dança nas crianças participantes, de modo a estimular o seu interesse pela Arte, assim como ajudar a disseminá-la como conhecimento na cultura escolar. Pela Licenciatura em Dança, espera-se aproximar o currículo da realidade da educação infantil, aprofundando conceitos e fortalecendo a formação e o interesse pela Educação Infantil.

 

 


Palavras-chave


Dança; Criança; Educação Somática

Referências


BARTENIEFF, Imgard e LEWIS, Dori. Body movement – coping with the environment. New York: Routledge, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília : MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

DAVIES, Mollie. Movement and dance in early childhood. London : Paul Chapman Publishing, 2003.

FORTIN, Sylvie. “Educação Somática: Novo Ingrediente da Formação Prática em Dança”. Cadernos do GIPE-CIT, Estudos do Corpo, Salvador, n.2, p.40-55, fev.1999.

NELSON, Robin. Practice as research in the arts: principles, protocols, pedagogies, resistances. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.