Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
O VALOR DO BIOMA PAMPA NA CIDADE: UM OLHAR AOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS
Ketlin Vitória Espinosa SANDIM, Stefany Areva SEVERO, Adriana Carla Dias TREVISAN

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Com o aumento da produção em escala o Bioma Pampa vem sofrendo grande ameaça quanto a sua biodiversidade, devido à má utilização do solo, fazendo com que os donos dessas terras comecem a arrendar para o plantio de monocultura, acarretando ainda mais o desequilíbrio do ecossistema terrestre. Nesse sentido, é importante a construção de modelos produtivos biodiversos os quais possam promover a diversificação e qualificação ecológica da paisagem. Com isso, o presente projeto prevê a divulgação dos conceitos sobre sistemas agroflorestais e a valorização das espécies nativas do bioma pampa, especialmente aromáticas, ornamentais e medicinais. Dessa forma, serão envolvidos produtores familiares e estudantes da rede púbica do município de Santana do Livramento em atividades de sensibilização e práticas agroecológicas. Serão envolvidos 20 agricultores e 03 escolas de ensino fundamental e médio visando a identificação de espécies potenciais para inserção em SAF’s, a coleta de sementes no interior da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã e a produção de mudas no viveiro do Campus Rural da UERGS. Para a identificação das espécies a serem utilizadas nos SAF’s serão utilizados dois aparatos metodológicos junto aos agricultores: a árvore da vida e a aplicação de questionário estruturado. Nas escolas, inicialmente será promovida a divulgação do projeto e posterior seleção de 10 estudantes por escola. Em seguida serão realizadas atividades de capacitação para a coleta de sementes e produção de mudas das espécies selecionadas pelos agricultores. As mudas produzidas serão utilizadas para a revitalização da Praça General Osório, que terá o projeto paisagismo elaborado na disciplina de Paisagismo da UERGS. A hipótese do trabalho é que o conhecimento sobre a biodiversidade local poderá estimular a geração de novos sistemas produtivos para os agricultores familiares da fronteira oeste. Entende-se que os resultados esperados do projeto têm dois pontos cruciais; 1) permitir que estudantes da rede pública ampliem seus conhecimentos conectando-os à realidade local; 2) que os agricultores familiares possam refletir sobre sistemas produtivos biodiversos, especialmente agroflorestais como instrumento de diversificação de renda e qualificação ecológica da propriedade. São iniciativas e práticas que irão promover a agroecologia e o desenvolvimento de inovações para a localidade.


Palavras-chave


Biodiversidade do Pampa; Produtores familiares; Juventude

Referências


BILENCA, DAVID; MIÑARRO, F. Identificación de Áreas Valiosas de Pastizal (AVPs) en las Pampas y Campos de Argentina, Uruguay y sur de Brasil. [s.l: s.n.]. BOLDRINI, I. I. A flora dos campos do Rio Grande do Sul. In: Campos sulinos: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade. [s.l: s.n.]. p. 204.

BURIOL, G.; ESTEFANEL, V.; CHAGAS, Á. C. DE. A Vegetação do Estado do Rio Grande do Sul em Função dos Modelos Fotoclimáticos de Martone e Thorntwaite & Hare e da Classificação Climática de Koppen. XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, p. 1–6, 2006. CHOMENKO, L.; BENCKE, G. A. Nosso Pampa desconhecido. [s.l: s.n.].

CRUZ, R. C.; GUADAGNIN, D. L. Uma pequena história ambiental do Pampa: proposta de uma abordagem baseada na relação entre perturbação e mudança. A sustentabilidade da Região da Campanha-RS : Práticas e teorias a respeito das relações entre ambiente, sociedade, cultura e políticas públicas, p. 155–179, 2010.

FERNANDES, E. C. M.; NAIR, P. K. R. An evaluation of the structure and function of tropical homegardens. Agricultural Systems, v. 21, n. 4, p. 279–310, 1986.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2 ed. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001. IBGE. Mapas de cobertura vegetal dos biomas brasileiros. Brasilia: [s.n.].

LEITE, P. F. As diferentes unidades fitoecológicas da Região Sul do Brasil. Proposta de classificação. p. 160, 1994.

PILLAR, V. P. et al. Campos Sulinos: conservação e uso sustentável da biodiversidade. [s.l: s.n.]. TORQUEBIAU, E. Are tropical agroforestry home gardens sustainable? Agriculture, Ecosystems & Environment, v. 41, n. 2, p. 189–207, 1992.