Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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ESTAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS TRILHAS ECOLÓGICAS DA APCEF: OS ANOS INICIAIS E O CONTATO COM A NATUREZA
Rômulo Libio FOGAÇA, Wellington Reis PEREIRA, Fabio Marcelo ENGERS, Adriana Helena LAU

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


A legislação brasileira assegura que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. O projeto de ensino e extensão foi planejado para atender alunos(as) do 4º e 5º ano, paralelamente à disciplina Ciências naturais; anos iniciais, desenvolvido na trilha ecológica registrada da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), em São Francisco de Paula/RS. O objetivo desta atividade foi proporcionar aos(às) participantes uma aprendizagem distinta da vivida em sala de aula, através de blanched learning, a fim de envolvê-los com o meio natural e desenvolver habilidades inerentes ao método científico, como observação, problematização e elaboração de hipóteses. A metodologia das estações pedagógicas consiste na criação de um circuito que possibilite ao aluno circular entre os temas dispostos em cada estação e interagir como grupo, juntamente com os ministrantes, na obtenção de conhecimentos. Cada estação é independente, mas todas se complementam dentro da temática transversal Meio Ambiente. No circuito, as cinco estações interdisciplinares, ministradas por acadêmicos da Pedagogia e Gestão Ambiental foram “Conhecendo o Observatório Astronômico Caixa de Joias”, “Percepções da Natureza”, “A biologia das araucárias e o pinhão”, “Características e biologia dos xaxins, organismos sob risco de extinção” e “A barragem da CORSAN em São Francisco de Paula e sua área de preservação permanente”. As turmas foram recebidas em períodos distintos, uma pela manhã e outra à tarde. Participaram do evento cerca de 40 alunos dos anos inicias e cinco professoras da escola participante, que interagiram nas estações com quatro acadêmicos de extensão do curso de Gestão Ambiental e cinco acadêmicas do curso de Pedagogia da Uergs, mais a professora responsável pela ação de extensão. Ao final das atividades foi pedido aos alunos que elaborassem um desenho/texto para elucidar o que lhes cahmou à atenção durante o circuito, resultando em produções que comprovam o sucesso da metodologia na educação ambiental em ambiente não-formal. Um novo circuito já foi planejado e atenderá alunos(as) do ensino médio, de uma escola estadual e outra particular, em parceria com a Secretaria de Educação e a Uergs.


Palavras-chave


educação ambiental; educação em ambiente não-formal; circuito pedagógico