Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ESPECIES NATIVAS COM ATIVOS BIOCIDAS AGROECOLÓGICOS
Yeferson Ely Cavalheiro de OLIVEIRA, Paulo Elias Borges RODRIGUES, Lucas Guilherme Pérez ELGUY, Ana BERTUCCI, Thais Moreira OSORIO, Adriana Carla Dias TREVISAN

Última alteração: 2019-06-17

Resumo



A biodiversidade do bioma Pampa é pouco explorada como recurso de renda e de conservação. Espécies nativas colonizadoras são tratadas como pragas pela monocultura e pela pecuária dominante da região, atividades que causam danos na flora nativa e desequilíbrio nos ecossistemas que compõem o bioma. O etnoconhecimento regional instiga estudos sobre plantas com potenciais ativos para inovação e para fortalecimento de pequenos produtores. Este trabalho vem com intuito de produzir óleos essenciais (OEs) a partir de manejo agroecológico de três espécies nativas e pesquisar suas ações como fungicidas em frutíferas. As espécies a serem trabalhadas são conhecidas pelo uso fitoterápico popular de conhecimento empírico e por serem grandes colonizadoras de ambientes de produção agrícola e agropecuária: Aloysia gratíssima (garupa), Elionurus muticus (capim corona) e Baccharis trimera (carqueja). As coletas serão realizadas em duas propriedades familiares e no campus rural da UERGS Santana do Livramento, por meio de mutirões de investigação compostos por estudantes e agricultores visando a prática da união dos conhecimentos empíricos e científicos. A extração dos OEs será por arraste a vapor por meio do equipamento da marca Limana, modelo E.I.20/100, com capacidade de 20 litros. Amostras dos OEs serão enviadas para os parceiros do projeto para: 1) elaboração de nanoencapsulado por homogeneização por pressão e uso de tensoativo aprovado pela Ecocert para o uso em produção orgânica, 2) análise fitoquímica por cromatografia gasosa. A atividade biológica dos nanoencapsulados será avaliada em laboratório para a doença do míldio (Plasmopara vitícola) e antracnose (Colletotrichum gloeosporiodes) ocorrentes na vitivinicultura da região. A hipótese do projeto é que OEs podem ser utilizados como fungicidas naturais eliminando danos ecológicos causados por produtos industriais. Os resultados esperados são a inovação por meio da extração de OEs para a utilização como fungicidas naturais, a conscientização da população rural sobre técnicas de cultivos agroecológicos, a utilização de produtos naturais de espécies nativas atualmente indesejadas nos cultivos e que OEs atendam patologias em distintos cultivares ou dependendo de suas composições, possam atender uma demanda para outros setores produtivos gerando retorno a pequenos agricultores.


Palavras-chave


óleos essenciais; biodefenssivos; nanoencapsulados

Referências


SPAREMBERGER, R.M.;MELO, L.D.W.;SILVA, A.P.T.; BULHÕES, O. S. Análise Físico-Química De Nanocápsulas Contendo Óleo De Semente de Uva em diferentes concentrações.Disciplinarum Scientia, v. 14, n. 1, p. 123–130, 2013.

SOLER, E.; DELLACASSA, E.; MOYNA, P. Composition of Aloysia gratissima leaf essential oil.Phytochemistry, v. 25, n. 6, p. 1343–1345, 1986.

OLIVEIRA, A.;MARQUES, J.V.;MURAKAMI, C.;YOUNG, M.C.M.;;KATO, M. J. Atividadeantifúngica de análogos sintéticos de piperolídeos e de cumarinas e pironas naturais.Sociedade brasileira de Química, v. 1, n. 1, p. 1–2, 2005.

FULLER, T. N. Caracterização genética e química e atividade biológica do óleo essencialde populações naturais de Elionurus muticus humb. & bompl ex willd. [s.l.] UniversidadeFederal do Rio grande do Sul, 2013.

DELLACASA, E.;LORENZO, D.;PAZ, D. Caracterización fisicoquímica de los aceitesesenciales. In: Estudios en domensticación y cultivo de especies medicinales yaromáticas nativas. Montevideo: Instituto Nacional de Investigacion agropcuaria, 2004. p.161–169.

CASTRO, P. R. C. ET AL. Manual de fisiologia vegetal. São Paulo: Editora AgronômicaCeres, 2005.

BIZZO, H. R. et al. Óleos essenciais no Brasil: aspectos gerais, desenvolvimento eperspectivas. Quim. Nova, v. 32, n. 3, p. 588–594, 2009.

BOLDRINI, I. I. A flora dos campos do Rio Grande do Sul. In: Campos sulinos: Conservaçãoe Uso Sustentável da Biodiversidade. [s.l: s.n.]. p. 204.

CARDOSO, M. G.; SHAN, A. Y. K. V.; PINTO, J. E. B. P. Metabólitos secundários vegetais:visão geral química e medicinal. Lavras: UFLA, 2001.

AZAMBUJA, J. Produção e extração de óleos essenciais em pequenas propriedadesrurais. [s.l.] Universidade Federal do Paraná, 2012.