Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
MAPEAMENTO DE PESQUISAS RELACIONADAS À TEMÁTICA LGBT: UM ESTUDO A PARTIR DOS TRABALHOS DO SIEPEX
Alexsander Chagas ALABI, Nathani Santos GONÇALVES, Martha NARVAZ

Última alteração: 2019-05-29

Resumo


Este trabalho se desenvolve no âmbito do Grupo de Pesquisa Gênero e Diversidades e do Programa de Extensão Pedagogias da Igualdade, da Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Sul – UERGS, Campus Alegrete – RS, que realizam estudos, pesquisas e ações de extensão acerca dos direitos humanos, estudos de gênero e diversidade. Este trabalho apresenta um recorte dos resultados da pesquisa “Educação em Direitos Humanos: Uma análise documental dos discursos e práticas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”, recorte este com foco na temática LGBT, cujo objetivo foi mapear os trabalhos publicados os Anais do SIEPEX (2011 à 2018). Dentro da abordagem da pesquisa qualitativa, utilizou-se como método a análise documental e análise do discurso. A investigação identificou nos títulos, resumos e palavras-chave dos anais os descritores: Direitos humanos; Diversidade; Gênero; Sexualidade; Lgbt; Gays e Lésbicas. Os descritores foram encontrados em 58 trabalhos do total de dois resumos investigados, embora apenas dois trabalhos tratassem da temática específica dos estudos LGBT, foco deste trabalho. Os resultados demonstram a invisibilidade das questões LGBT no acervo dos Anais do Siepex da Uergs, o que indica que a temática não está efetivamente incorporada e transversalizada nos diversos cursos da Universidade, a despeito das recomendações do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos, do qual a Uergs é signatária. Espera-se com este trabalho contribuir com a discussão acerca da necessidade de inclusão das temáticas relativas aos direitos humanos, dentre elas, das questões de gênero e diversidade sexual, na Universidade.


Palavras-chave


LGBT; Direitos Humanos; Diversidade Sexual.

Referências


BORBA, M.C. A Pesquisa Qualitativa Em Educação Matemática. Publicado em CD nos Anais da 27ª reunião anual da Anped, Caxambu, MG, 21-24 Nov. 2004.

GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. UAB/SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LOPES, J.R.L. O direito ao reconhecimento para gays e lésbicas. Revista Internacional de Direitos Humanos. Ano 2, n.2, 2005, p. 65-95.

PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográficaCadernos de Pesquisa, São Paulo, n.114, p.179-195, 2001. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a08n114.pdf . Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

SIQUEIRA, D.P; MACHADO, R.A. A Proteção dos Direitos Humanos LGBT e os Princípios Consagrados Contra a Discriminação Atentatória. Revista direitos humanos e democracia. Editora Unijuí. ano 6. n.11. 2018, p. 167-201.


Texto completo: PDF