Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA NO TERRITÓRIO RURAL VALE DO TAQUARI, RS: FORTALECENDO REDES DE ARTICULAÇÃO PARA AGROECOLOGIA E AGROBIODIVERSIDADE
CÂNDIDA ZANETTI, AMANDA DA ROSA CARDOSO, MICHELINE FRIZZO, ELIANE MARIA KOLCHINSKI, ANDRÉ MICHEL MÜLLER, VOLTAIRE SANT’ANNA, ELAINE BIONDO

Última alteração: 2019-05-31

Resumo


Os Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânicas envolvem redes de entidades colaborativas e participativas, que atuam em pesquisa, extensão e ensino, fortalecendo conhecimentos em Agroecologia, com o intuito de colaborar na segurança e soberania alimentar no seu sentido mais amplo. No Vale do Taquari, RS, o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Taquari (NEA VT), constituído em 2018, fortaleceu redes que trabalham o tema da Agroecologia já existentes na região. Tal organização, que envolve a Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari, agricultores agroecologistas, consumidores, técnicos, colégios e UERGS, possibilitou aos atores envolvidos o acesso e a troca de informações e experiências referentes ao tema. Entre as ações executadas pelo NEA VT destacam-se: reuniões, tardes de campo, oficinas de reconhecimento, utilização e consumo de plantas alimentícias não convencionais, seminários de produção orgânica e alimentação saudável e encontros de sementes crioulas. Tais ações envolveram pelo menos trezentos participantes de dez diferentes municípios e tiveram como foco a valorização da produção orgânica e agroecológica, promovendo assim o desenvolvimento regional sustentável.

 


Palavras-chave


Agroecologia; Agricultura Familiar; Articulação

Referências


BRASIL. Decreto nº. 7.794 de 20 de agosto de 2012. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7794.htm > Acesso em: 13 de outubro de 2015.

 

CARDOSO, Amanda da R. et al., Anais...8 Siepex, Cachoeira do Sul, 2018.

 

DIDONET, Agostinho Dirceu. et al. Marco Referencial em Agroecologia. EMBRAPA, Grupo de Trabalho em Agroecologia, 2006.

 

FASSINI, Edí. Identidade Individual e Coletiva: percepções e representações de mulheres na sua participação em Clube de mães no interior do Rio Grande do Sul. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, Centro Universitário Univates, 2010.

 

KUMMER, Lydia. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. Salvador: GTZ, 2007.

 

NODARI, Rubens Onofre; GUERRA, Miguel Pedro. Estudos Avançados, [on line] v.29, n.83, 2015

 

PAULERT, Roberta et al. Revista Ciências em Extensão, v.10, n.2, p. 55-64, 2014.

 

RAMOS, Giulberto de L. et al. Manual de Metodologia de Extensão Rural. Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, 2013.

 

SILVA, Cláudio Lisboa et al., Anais... Encontro de Agroecologia do Nordeste, v.1, n.1, Rio Largo, 2018.

 


Texto completo: PDF