Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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EU E O OUTRO: PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA NA ESCOLA
Julia Fernandes RODRIGUES, Tatiane Almeida DORNELLES, Juliana SOUZA, Belsane Ramalho MACÊDO, Cristina Bertoni dos SANTOS, Silvia Da Silva LOPES

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


Este trabalho visa relatar uma experiência docente vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação àDocência em Arte realizado em duas turmas de nono ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental PedroJoão Muller, situada na Costa da Serra, no interior de Montenegro. Embora sendo um primeiro contato dosalunos com a dança, entende-se os processos criativos como experiências significativas no sentido de melhorarticular as competências e habilidades. Este projeto teve como objetivo geral propiciar aos estudantesconhecimentos em dança, por meio de processo de criação. Os objetivos específicos eram: experimentarmovimentações a partir da dança-desenho como ponto de partida para introduzir a dança na Escola; exercitar aempatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito aooutro e aos direitos humanos com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais(BNCC) e conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. (BNCC). Quanto aos conteúdos, o objetivo é que osalunos participem das práticas e os identifiquem no caderno do artista. Foram trabalhados os movimentospossíveis com cada parte do corpo, fatores expressivos do movimento, formas, gestos do cotidiano e ações paraa criação das sequências de movimento; em relação ao espaço trabalhou-se deslocamentos, trajetórias e níveis;e, ao tempo: relações da dança com a música. A improvisação foi um outro caminho para a criação dassequências de movimento, e para o desenvolvimento dos demais conteúdos. Como finalização do projetorealizamos duas apresentações que ocorreram em diferentes momentos devido a imprevistos. Por causa dasolicitação da Escola de que houvesse uma apresentação no final do ano, o que exigiu reajustes e novoplanejamento das aulas para atender a demanda. Foi possível perceber ao concluir o projeto que a interaçãodos alunos havia aumentado entre si após as aulas de dança devido a forma que o trabalho foi conduzido bemcomo os estudantes conseguiram compreender de forma clara os conteúdos abordados, sendo este pontoobservado a partir das anotações no Caderno do Artista e na autoavaliação realizada por eles nas últimas aulas

Palavras-chave


Dança-desenho; improvisação; conhecimentos em dança