Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES AMBIENTAIS ATRAVÉS DO (RE)CONHECIMENTO DE HISTÓRIAS E PRÁTICAS DOCENTES
Maria Eduarda Moraes ANDRADE, Rosmarie REINEHR

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


No presente resumo, apresentamos um relato das experiências vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade Hortênsias. A concepção do projeto fundamenta-se na valorização da licenciatura por meio da introdução de intervenções pedagógicas em escolas públicas. O grupo que integrou as oficinas atuou na EMEF Prudente de Morais, localizada na Vila Unidos, município de Cambará do Sul. As atividades foram desenvolvidas com duas turmas de anos iniciais do ensino fundamental, uma de 2° e uma turma de 1° ano, a partir do conceito de experimentação (SILVA, 2000), que desempenha um papel fundamental no processo de construção da identidade da criança, forjada a partir da sua participação e interação com seu ambiente. A escola, apesar de constituir seu meio, oferta um universo diferenciado do familiar, o que possibilita novas formas de constituição do autoconhecimento ampliado de si e dos outros.  Entendendo a importância do sentido de pertencimento dos educandos ao seu grupo social, o presente projeto tem como objetivo promover o conhecimento histórico/contextualizado do ambiente em que vivem, em interação ao desenvolvimento da leitura e produção textual (BNCC, 2018). A metodologia utilizada para a execução das ações ancora-se nos princípios da formação continuada (GARRIDO, 2010), envolvendo professores e supervisores escolares na elaboração da proposta. As referências bibliográficas encaminharam a proposta metodológica: dinâmicas de leituras, exposição e seleção de jogos educativos, rodas de conversa, aulas expositivas, leituras, construção de livro, pinturas e movimento corporal. No plano da formação pedagógica em curso, o desenvolvimento do projeto potencializou o plano de atividades através da discussão teórico-metodológica dos relatos de experiências da sala de aula pelos bolsistas, num processo ação-reflexão (SCHON, 2010) sobre os temas em estudo. Até o momento, as duas oficinas realizadas em cada um das turmas envolvidas, demonstrou que a participação dos alunos da licenciatura no projeto tem se mostrado uma oportunidade enriquecedora para a construção de identidades ambientais reflexivas e inovadoras.

Palavras-chave


Formação; Prática Docente; Identidades Ambientais.

Referências


SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/Tomaz Tadeu da Silva (org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pibid> Acesso em: outubro de 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ > Acesso em: maio de 2019.

GARRIDO, E. W. O Professor de Metodologia de Pesquisa na Graduação: dilemas e desafios.Dissertação de Mestrado. Londrina, 2010.

SCHON, Donald. Educating the reflectivepractitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 2010.