Última alteração: 2019-06-17
Resumo
Este resumo visa apresentar um pouco do que pretendo pesquisar no trabalho de conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul com Unidade Universitária em São Luiz Gonzaga. O presente resumo traz como tema: O saber docente na formação do Pedagogo: Caminhos de uma formação, e como problema “Que saberes os professores formadores e os estudantes estagiários julgam fundamentais na formação docente?” Como objetivo geral: Identificar os saberes que são constituídos no ambiente de formação do professor. Desde 1990 pesquisas apontam a complexidade da prática pedagógica e dos saberes docentes em uma visão de oposição a vertentes que separam a formação da prática cotidiana. Por outro lado, atualmente, ressalta-se a importância do saber dos professores na perspectiva de um saber social, impossível de não ser colocado em relação com o que os professores “são, fazem, pensam e dizem”. A formação docente através da teoria e prática tem seu coroamento no estágio supervisionado, que é entendido como eixo central nos cursos de formação de professores, apresentando os aspectos indispensáveis de coroamento dos saberes docentes. O referencial teórico está baseado em BORGES (1998), GIMENO (2017), LIMA e PIMENTA (2018) e TARDIFF (2002). A metodologia surge a partir de uma pesquisa de campo exploratória, através das experiências docentes como acadêmica do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Iniciação à Docência/Pibid e o componente curricular de estágio supervisionado. A amostra será composta pelos professores formadores do Curso de Pedagogia da Uergs da Unidade em São Luiz Gonzaga e estudantes do Curso matriculados nos componentes curriculares de estágio supervisionado. Como instrumento será realizado entrevista semiestruturada com os professores formadores e rodas de conversa com os estudantes estagiários. Como análise dos dados será utilizada a triangulação de dados. Tem-se como hipótese que na formação docente, especificamente, na formação inicial, os saberes docentes ultrapassam a formalidade do ensinar e aprender. Acredita-se que devido às diferentes movimentações sociais, tecnológicas, afetivas e emocionais que perpassam as salas de aula, outros saberes aparecem como fundamentais no trabalho docente, impulsionando o professor formador e o estudante estagiário a pensarem novas práticas pedagógicas.
Palavras-chave
Referências
REFERÊNCIAS
LIMA, Maria Socorro Lucena e PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e Docência. Editora Cortez, 2018.
GIMENO, Sacristan. Compreender e Transformar o Ensino. Editora Artmed, 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.