Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
MÚSICA E DANÇA NA ESCOLA: UM TRABALHO COM A PLURALIDADE CULTURAL BRASILEIRA
Juliana Cardoso PINTO, Alisson Custódio do AMARAL

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


Em todo lugar onde o ser humano se agrupa, existe uma cultura única eparticular, que se manifesta por meio das suas ideias, crenças, costumes,culinária, Arte, etc. Na E.E.E Adelaide Sá Brito, na qual adentramos com esseprojeto por meio do PIBID, não é diferente. Nos propusemos a trabalhar com aturma do 9º ano, com educandos de idade entre 14 a 16 anos, dentro dadisciplina de Arte/Artes visuais. Nosso objetivo inicial é o de contribuir com aabundante pluralidade cultural brasileira por meio da música e da dança.Inicialmente, abordaremos a história do funk no Brasil, sem deixar de perceberesse Brasil que acontece nos alunos da escola da cidade de Montenegro, RS.Embora o funk esteja presente no cotidiano desses discentes, quando se tratade um estudo formal sobre esse campo do conhecimento, percebe-se umaausência de profundidade conceitual tanto da música quanto da dança. Semdesmerecer o saber vivido de todos os que estão nesse espaço, ideamoscontribuir com um ensino formal. O que justifica esse trabalho é percebermos acultura como reflexo mais fidedigno de um povo, e o Brasil, uma grande naçãocheia de diversidade. O projeto se prolongará com gêneros como o samba,forró, maracatu, entre outras riquezas culturais que subsistem em nosso país.Ao fim desse processo, esperamos contribuir com a abundante pluralidadecultural brasileira por meio da música e da dança. A metodologia seráestruturada na abordagem qualitativa. Utilizaremos a Pesquisa-Ação comométodo, e no uso do acolhimento de dados entrevistas narrativas e análise deconteúdo. Deste modo, ao acolher diferentes fontes percebemos quepossibilitará mostrar o contexto interdisciplinar desvelando a importância dasdiversas manifestações culturais no espaço escolar. Acreditamos ser deextrema relevância acolher, entender e publicizar esse material que poderá serfonte para aquele que queiram adentrar a escola e entender esse espaçointerdisciplinar.


Palavras-chave


Cultura; Funk; Dança;Música.