Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PIBID
Amanda Duarte PINTO, Rosmarie REINEHR

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


No presente resumo, apresentamos um projeto de Educação Ambiental desenvolvido na EMEI Moranguinho, localizada na Vila Unidos, no Município de Cambará do Sul. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Licenciatura em Pedagogia da UERGS-Unidade Hortênsias em São Francisco de Paula. A turma escolhida é um Jardim I, composta por 14 alunos com faixa etária entre 3 a 4 anos. A proposta das oficinas envolve a Educação Ambiental, pois acreditamos que o educando precisa se reconhecer no ambiente em que vive para respeita-lo (RODRIGUES, C. 2011). A construção da consciência e saberes ambientais (LEFT, 2012) da criança é forjada a partir da sua participação e interação com o lugar em que ela está inserida. A escola apesar de fazer parte do meio do aluno, se constitui um universo diferente do familiar, o que possibilita novas interações, aumentando as formas de aquisição de um autoconhecimento ampliado de si e dos outros que o cercam. Entendendo a importância de se conhecer e se reconhecer na sociedade, no ambiente e no mundo, o projeto objetiva intervir na inter-relação entre as crianças e o meio ambiente, desenvolvendo o espírito cooperativo e o comprometimento com o futuro do planeta (BNCC, 2018). Em Integrado à Rede Araucárias de EA nos Campos de Cima da Serra,a a coordenadoria de educação do município de Cambará do Sul desenvolve projetos com o intuito de preservação ambiental, unificados pela Rede Amamos Pinhão, responsável pelas atividades que sensibilizam a preocupação com a produção de araucárias da região e seus processo de (re)produção, Neste contexto, as possibilidades de estabelecer na prática educativa, uma relação de ensino-aprendizagem através da/na realidade das questões da vida cotidiana dos alunos, realiza-se pelo estabelecimento de um elo entre o ensino escolar, a prática social e a vivência nas comunidades. A troca de experiências entre os alunos, a comunidade e a formação docente, para além da sala de aula, promove o acesso aos conhecimentos prévios dos envolvidos, tendo o pinhão e a araucária como elo motivador/integrador de experiências sensíveis/científicas de alunos, docentes das escolas e docentes em formação, envolvidos com a práticas comunitárias.



Palavras-chave


PIBID; PINHÃO; ARAUCÁRIA.

Referências


BRASIL, Ministerio da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em maio de 2019.

 

RODRIGUES, C. Educação Infantil e Educação Ambiental: um encontrodas abordagens teóricas com prática educativa. Rev. eletrônica Mestr.Educ. Ambient. ISSN 1517-1256. v. 26. janeiro a junho de 2011.LEFT, 2012.