Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DA ESTÉTICA DO DESENHO FEIO
Larissa Borges FERREIRA, Ana Carolina CECCHIN CHINI

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o projeto desenvolve-se na E. E. E. F. Dr. Jorge Guilherme Moojen, com uma turma do quarto ano. Durante as observações iniciais percebemos a familiaridade dos alunos com o desenho, porém, muitos deles acabam por censurar o próprio traço, sentindo-se inseguros e tentando aproximar-se do real e de cânones clássicos das artes visuais, o que ocasiona frustrações e desistências no desenho durante essa fase. O projeto Desenhos feios tenciona padrões estéticos dentro do desenho, em busca do encontro do traço de cada um, tentando desconstruir uma norma visual padrão, através de rabiscos, garatujas, linhas tortas e desproporções, promovendo diálogos sobre padrões de beleza no desenho, trazendo como referência a tendência contemporânea dos desenhos considerados feios ou mal feitos, como uma escolha pictórica consciente.Além de desenvolver o próprio traço e o gosto pelo desenho autoral, que os alunos, também experimentem diversas estéticas, através de materiais, superfícies alternativas e traços orgânicos, observação e ressignificação, deixando de censurar suas produções, desprendendo-se de modelos clássicos.De ordem expositiva, utilizamos como principal referência bibliográfica o livro Desenhando com o lado direito do cérebro, de Betty Edwards, além de obras de artistas legitimados e não legitimados no sistema das artes. Entre eles, artistas que usam o Instagram como plataforma de divulgação, desta forma, aproximando e criando diálogos com os alunos sobre as diversas soluções pictóricas ao longo da história da arte. Durante as aulas práticas, o projeto propõe atividades com diversas abordagens do desenho, como por exemplo, desenho cego, com a mão contrária, coletivo e de linha contínua, entre outros que desafiem as formas de representação, para que, a partir disso, eles tracem relações entre as construções das formas de desenhar ao longo da história da arte e das experimentações. Considerando que a norma visual padrão e os cânones clássicos tem uma relação significativa, por meios midiáticos, culturais e do próprio sistema escolar de ensino aprendizagem em arte, espera-se que, através do projeto, os alunos estabeleçam outras relações visuais com o desenho, além de propor uma movimentação docente com um viés contemporâneo.

 


Palavras-chave


Cânones; estética; traço