Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÕES MATEMÁTICAS NOS ANOS INICIAIS
Paula Regina do Nascimento AZEVEDO, Caroline Tavares de SOUZA

Última alteração: 2019-06-21

Resumo


O presente trabalho refere-se ao projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Alegrete/RS. Objetivou-se contribuir com novas práticas pedagógicas em sala de aula, de forma que a aprendizagem fosse significativa aos alunos por meio de situações do cotidiano; além de favorecer à formação das acadêmicas. A proposta do projeto evidenciou a metodologia empregada nas intervenções pedagógicas, baseadas na utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. Os principais resultados das intervenções apontam: interesse por parte de alguns estudantes e dificuldades de outros para a realização de atividades mais contextualizadas e com o uso de materiais concretos, a aproximação da acadêmica ao ambiente escolar de maneira enriquecedora para a futura atuação como docente, além da aplicação das teorias através das intervenções pedagógicas.


Palavras-chave


Intervenções pedagógicas. Ensino de Matemática. Anos iniciais.

Referências


ALVES, Luana Alves. A Importância da Matemática nos Anos Iniciais. 2016. Disponível em: <https: //wp.ufpel.edu.br/geemai/files/2017/11/A-IMPORT%C3%82NCIA-DA-MATEM%C3%81TICA-NOS-ANOS-INICIAS.pdf > Acesso em: 24 abr. 2019.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/base/o-que.> Acesso em: 22 abr. 2019.

 

DA SILVA, Francisca Marlene et al. O uso do material concreto no ensino da matemática. In: Anais do VIII Forum Internacional de Pedagogia. 2016.

 

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: Da teoria à pratica. 14° ed. São Paulo: Papirus, 2007.

 

DINIZ, Ricardo Saraiva. A matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: as professoras, suas concepções e práticas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, 2012.

 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes essenciais à prática educativa. 19 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

 

LEITE, E. C. R.; Ruiz, J. B.; Ruiz, A. M. C.; Aguiar, T. F. O Brinquedo na Educação Infantil: Contribuições de Piaget, Vigotsky e Vallon. Akrópolis, 13(1): 13-21, 2005.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 843-876, 2006.

 

MICOTTI, M. C. O. O ensino as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

 

ROCHA, Luciana Parente; FIORENTINI, Dario. O desafio de ser e constituir-se professor de matemática durante os primeiros anos de docência. 28a Reunião Anual da ANPED, Petrópolis: Vozes, v. único, p. 1-17, 2005.

 

SOUSA, Giselle Costa de; OLIVEIRA, José Damião Souza de. O uso de materiais manipuláveis e jogos no ensino de matemática. Anais do Encontro Nacional De Educação Matemática, p. 1-11.1, 2010.

 

SOUZA, Caroline Tavares de. O ensino de matemática nos anos iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2017. 137 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2017.

Texto completo: PDF