Última alteração: 2019-06-18
Resumo
Este relatório tem como tema de pesquisa a elaboração e aplicação de um plano de marketing para um laboratório de análises clínicas de Cachoeira do Sul. Onde foram analisadas todas as necessidades no que tange os aspectos de informações sobre a organização, serviços prestados, público alvo, concorrentes, análise do ambiente interno e externo, objetivos e metas, e através destes dados a aplicação de novas estratégias da estrutura da empresa, modelo de administração do proprietário, marketing utilizado pelo mesmo, canais de divulgação, logotipo, layout e opinião dos pacientes. É imprescindível saber a opinião dos pacientes em relação aos serviços prestados desde o momento inicial do atendimento até mesmo a coleta e análise dos resultados. Saber se estão de acordo com o modo ao qual o serviço é oferecido, algo que gostariam de acrescentar, enfim, saber até onde o laboratório está sendo aceito. O marketing entra na organização como sendo a base para possíveis mudanças , este deve atingir o público alvo e mantê- lo fiel. O maior objetivo deste trabalho é entender a forma administrativa da empresa anterior e posterior a aplicação do plano de marketing. Para isso utilizou-se os seguintes métodos: visitação à empresa, aplicação de questionários para colaboradores e também para pacientes, tudo elaborado baseando-se através de pesquisas bibliográficas. Os resultados obtidos foram a receptividade de novos pacientes ao laboratório, através da análise interior e exterior do ambiente, tornando o mesmo mais conhecido no município através das mudanças na forma de administração e melhor visibilidade. Detectou-se a necessidade de mudança de layout e reestruturação física dentro da organização bem como uma fachada nova com um design mais sofisticado indicando sua localização.Portanto, o plano de marketing elaborado e aplicado , fez com que o laboratório de análises clínicas de Cachoeira do Sul evoluísse através de novas ferramentas e tecnologias, aos quais anteriormente não eram pensadas e estudadas .
PALAVRAS-CHAVES: Plano de Marketing. Laboratório de Análises Clínicas. Elaboração.