Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
PROPOSTAS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS MULTIDISCIPLINARES, SUGESTIONADAS PELA REVOLUÇÃO 4.0, PARA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
Luccas MARQUES, Ricardo Henrique Thomé DORNELES, Fabricia Damando SANTOS, Luciano Andreatta Carvalho COSTA

Última alteração: 2019-06-17

Resumo


A proposta do presente trabalho está segmentada em dois momentos, num primeiro momento o projeto irá se ater ao desenvolvimento do site na área das exatas para o Mestrado Profissional para Formação Docente em Ciências, Tecnologias, Exatas e Matemática  e num segundo momento o foco se dará para as propostas das ações pedagógicas multidisciplinares, sugestionadas pela revolução 4.0, para educação em engenharia, onde os produtos educacionais resultantes de algumas disciplinas apresentadas no mestrado serão divulgados no site do programa. Dessa forma, aqui apresentaremos as funcionalidades do site proposto, que é o objeto de desenvolvimento atual do projeto. A partir de julho, as propostas das ações pedagógicas, realizadas por meio de projetos realizados em sala de aula, experiências resultantes desses projetos, desenvolvimento do pensamento computacional em sala de aula, detalhamento de habilidades digitais desenvolvidas pelas ações pedagógicas em sala de aula bem como habilidades de trabalho em equipe, serão divulgadas no site desenvolvido. O site tem como objetivo, alcançar com mais agilidade a comunicação dos mestrandos com seus orientadores, por meio de publicação de notícias, editais, artigos, produtos educacionais desenvolvidos, ações pedagógicas realizadas de forma multidisciplinar, entre outras atividades correspondentes ao mestrado. O sistema online será produzido para a plataforma web, utilizando Html, Css, JavaScript, PHP, Banco de dados MYSQL, com acesso responsivo para todos os navegadores e tamanhos de tela. Assim espera-se que o mestrado tenha suas necessidades abrangidas em questão de melhor divulgação e agilidade da comunicação, compartilhamento das ações pedagógicas propostas pela revolução 4.0 e dos produtos educacionais desenvolvidos ressaltando habilidades desenvolvidas por eles.

Palavras-chave


educação 4.0; produto educacional; site PPGSTEM

Referências


A FALTA DE ENGENHEIROS. Disponível em: http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=15360&sid=1206 Acesso em: 30 nov. 2018.

BAZZO, W. A. Cultura Científica versus Humanística: CTS é o elo? Revista Iberoamericana de Educación (Impressa), v. 58, p. 1-1, 2012.

SCHWAB, KLAUS. Aplicando a Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2018.