Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DE BIODIGESTORES NO TRATAMENTO DE EFLUENTES ORIUNDOS DO ESGOTO DOMÉSTICO: UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO AMBIENTAL
Kader Soares SPINDLER, Daniel TEIXEIRA

Última alteração: 2019-06-18

Resumo


Com o estilo de vida sedentário que adotamos a partir da revolução agrícola e o surgimento das primeiras cidades; surge um grande conflito entre o meio antrópico e o natural, o esgoto sanitário. Em 2008, segundo o IBGE apenas 27,19% dos municípios, brasileiros possuíam algum tipo de tratamento para o esgoto sanitário e apenas 44,84% possuem rede coletora. Em resposta a isto surge como uma alternativa barata e eficiente para resolver este problema histórico, o Biodigestor anaeróbico. Por tratar o esgoto no local ou próximo de onde foi gerado é uma alternativa principalmente a cidades pequenas (cerca de 90% das cidades brasileiras) e por gerar um subproduto que é o biogás pode ser incorporado em varias políticas públicas. Os três objetivos deste trabalho de conclusão de curso são identificar as vantagens de utilizar o sistema de biodigestão anaeróbica para o tratamento de efluentes líquidos oriundos do esgoto doméstico, descrever os custos para a implantação de tal técnica/manejo, verificar quais os empecilhos para a implantação dos biodigestores. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica para agrupar informações já existentes sobre o sistema de biodigestor anaeróbico a fim de demonstrar a viabilidade deste método para o tratamento de efluentes oriundos do esgoto doméstico. Tendo o custo de implantação de 60R$/habitante, ficando em torno de 360 mil reais para seis mil habitantes; já o equivalente seria de um milhão de reais. Durante o triênio 2006-2008, investidores que optaram pelo biodigestor tiveram rendimento maior que obteriam no mesmo período com poupança que rendeu na media dos três anos 7,47%. Do ponto de vista operacional o biodigestor não apresenta custos expressivos. Como se utiliza de um processo natural, não consome insumos ou energia; assim como tem uma estrutura simples não necessita de manutenção, só a retirada do lodo excedente. Pode-se concluir que do ponto de vista exclusivo do tratamento de efluentes o biodigestor não traz grande diferença para a tecnologia hoje utilizada; Mas de um ponto de vista mais amplo avaliando também o cunho social que o tratamento do esgoto doméstico tem, pode-se dizer que esta tecnologia não é apenas viável, mas também a mais recomendável.


Palavras-chave


Biodigestor. Esgoto doméstico. Biogás. Biofertilizante

Referências


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE SUINOCULTORES, (data não informada) - A energia gerada pela suinocultura – Disponível em < http://www.aps.org.br/noticias/1-timas/357-a-energia-gerada-pelasuinocultura-.html> Acesso em 30/08/2016.

 

BALTMAN, Wellington. Concepção, construção e operação de um biodigestor e modelagem matemática da biodigestão anaeróbica. Curitiba. Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, 2009.

 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

 

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução N° 430, de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução no 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. – Disponível em http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=646 Acesso em 10/12/2016

 

BRASIL. Decreto Nº 4.954, de 14 de janeiro de 2004. Altera o Anexo ao Decreto nº 4.954, de 14 de janeiro de 2004, que aprova o Regulamento da Lei no 6.894, de 16 de dezembro de 1980, que dispõe sobre a inspeção e fiscalização da produção e do comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes, ou biofertilizantes, remineralizadores e substratos para plantas destinados à agricultura. - Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d4954.htm> Acesso em 8/12/2016.

 

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual de saneamento. 3. Ed. Ver. – Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2004. 408p.

 

CASTANHO, Diego Solak.; ARRUDA,  Heder Jobbins de. Biodigestores - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, UTFPR Campus Ponta Grossa, 2008.

 

CARVALHO, Anésio Rodrigues de; OLIVEIRA, Mariá Vendramini Castrignano de. – Princípios básicos do saneamento do meio. 1° Ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1997 114 pág.

 

CERVI, Ricardo Ghantous. Avaliação econômica do aproveitamento do biogás e biofertilizante produzido por biodigestão anaeróbia: estudo de caso em unidade biointegrada. Botucatu-SP. Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – Campus de Botucatu, 2009.

 

COLDEBELLA, Anderson et al. Viabilidade da cogeração de energia elétrica com biogás da bovinocultura de leite. Cascavel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, 2006.

 

FERREIRA, Maria das Dores Lopes da Silva; BARBOSA, Vanessa Allana Souza; TAVARES, Jean Leite. Estudo sobre a difusão do uso de biodigestores no Brasil e a experiência do projeto dom Helder Câmara no nordeste brasileiro. VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação Salvador – BA, 2013.

 

GLOBO, (2012) – Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=geU3qRTyRxMl > Acesso em 3/08/2016

 

GONÇALVES, H. F. E. et al (data não informada) - O biodigestor como principio de sustentabilidade de uma propriedade rural.

 

KUNZ, Airton; HIGARASHI, Martha Mayumi; OLIVEIRA, Paulo Armando de.Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de suínos estudadas no brasil. 2005

 

METZ, Hugo Leonardo. Construção de um biodigestor caseiro para demonstração de produção de biogás e biofertilizante em escolas situadas em meios urbanos. Universidade Federal de Lavras: Lavras – MG, 2013.

 

MORAES, João Guilherme Vanzella. Biofertilizantes: identificação das barreiras regulatórias e propostas para viabilizar esse insumo agrícola. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas Escola de Economia de São Paulo, 2015.

 

NASCIMENTO, Rodrigo Cavalcanti do; RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos. Impactos ambientais da suinocultura no município de Uberlândia (MG): possibilidades de sua mitigação por meio do uso de biodigestores. Uberlândia – MG: Instituto de Geografia ufu Programa de Pós-graduação em Geografia, 2012.

 

OLIVEIRA, Sonia Valle Walter Borges de. Modelo para tomada de decisão na escolha de sistemas de tratamento de esgoto sanitário. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

 

PECORA, Vanessa. Implantação de uma unidade demonstrativa de geração de energia elétrica a partir do biogás de tratamento do esgoto residencial da USP – estudo de caso. São Paulo: Universidade de São Paulo USP, 2006.

 

POETSCH, P. B.; KOETZ, P. R. (2006) - Sistema de determinação da atividade metanogênica específica de lodos anaeróbios.

 

POLEZE, M. D. C., (2012) – Avaliação da gestão em políticas públicas para o saneamento básico na CORSAN – companhia rio-grandense de saneamento: estudo de caso na unidade de saneamento em Gramado/RS.

 

RANZI, Tiago Juruá Damo; ANDRADE, Marcio Antonio Nogueira. Estudo de viabilidade de transformação de esterqueiras e bioesterqueiras para dejetos de suínos em biodigestores rurais visando o aproveitamento do biofertilizante e do biogás. Florianópolis – SC, 2006

 

SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA – SIDRA. Tabela 1300 - Número de municípios, total e os com tratamento de esgoto sanitário, por tipo de sistema de tratamento, 2008. [online] Disponível em < http://www2.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?c=1300&z=t&o=3 > Acesso em 12/12/2016

 

SISTEMA IBGE DE RECUPERAÇÃO AUTOMÁTICA – SIDRA. Tabela 1240 - Número de municípios, total e sem rede coletora de esgoto, por principal alternativa para o esgoto sanitário, 2008. Disponível em < http://www2.sidra.ibge.gov.br/bda/acervo/acervo1.asp?ti=1&tf=99999&e=c&t=11&p=SB&v=2615&z=t&o=3 > Acesso em 12/12/2016.

 

SILVA, Carlos Cezar da. Estudo de caso de sistemas de tratamento de efluentes dómesticos com o uso de indicadores ambientais. São Paulo: UNIP – Universidade Paulista, 2006.

 

TEIXEIRA, Egle Novaes. "Adaptação de Estruturas Existentes (Esterqueiras) em Biodigestores". Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas Faculdade De Engenharia de Alimentos e Agrícola, 1985.

 

TSUTIYA, Milton Tomoyuk; SOBRINHO, Pedro Alem. Coleta e transporte de esgoto sanitário. 2° Ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica de São Paulo, 2000. 548p.

 

TURDELA, Mirko V; YURA, Danilo. Estudo da viabilidade de um biodigestor no município de Dourados. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, data não informada.

 

ZANIN, Antonio; BAGATINI, Fabiano Marcos; PESSATTO, Camila Batista. Viabilidade Econômico-Financeira De Implantação De Biodigestor: Uma Alternativa Para Reduzir Os Impactos Ambientais Causados Pela Suinocultura. Chapecó/SC: Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, 2010.