Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, IX SIEPEX - IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

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LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE
Veronice Camargo da SILVA

Última alteração: 2019-06-15

Resumo


Ao ingressar na universidade, os estudantes passam a ter acesso a práticas de leituras e escritas até então desconhecidas por muitos. Independente do curso, são proporcionados para os estudos gêneros específicos, tais como artigos científicos, textos informativos ou reportagens de divulgação científica. Os novos estudos dos letramentos (LEA e STREET, 2014) veem a leitura e a escrita não como um conjunto de habilidades e conhecimentos imutáveis e universais. Ao contrário, tem relação direta com o sentido, identidade, poder e autoridade que impomos aos saberes até o momento adquiridos. Essas mudanças têm o intuito de fazer com que os indivíduos, sujeitos da história, tenham condições de transformar a própria consciência ingênua em consciência crítica.  A proposta deste minicurso é reflexionar a leitura e a escrita na universidade. Para tanto, usamos a perspectiva dos Novos estudos dos letramentos acadêmicos que privilegia a leitura e escrita não só como habilidade, mas considera os processos socioculturais de inserção no contexto universitário, bem como as práticas situadas de uso da linguagem que lhe são próprias e através das quais o estudante pode se tornar um ‘insider’ neste processo (GEE, 2001). Para que isso aconteça, o discente precisa imergir em situações de uso especifico da língua, bem como participar de ações de socialização do conhecimento. O favorecimento, portanto, de práticas reflexivas permite a inserção gradativa nesse contexto, contribuindo para superar os conflitos e tensões identitárias comuns e, ainda, existentes no ensino superior. Para tanto, o minicurso apresenta a seguinte proposta: Num primeiro momento, serão oportunizadas discussões sobre as particularidades e problemáticas dos participantes com relação às suas práticas de leitura e escrita na universidade. Posteriormente, serão proporcionados espaços relatos de experiências, negociação de identidades, memórias e relações de poder vivenciadas, relacionadas às formas próprias de ler e escrever antes de ingressar na universidade. Na sequência, os ministrantes apresentarão alguns resultados de estudos realizados sobre escrita acadêmica. Para finalizar, os participantes vivenciarão algumas práticas que possibilitem o metaconhecimento e uma melhor compreensão sobre os letramentos acadêmicos.


Palavras-chave


Leitura; Escrita; Linguagem acadêmica