Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
EJA - TEMPOS ESCOLARES E TEMPOS DE VIDA – TEMPOS QUE NÃO SE ENCONTRAM
Eufrazia MIRANDA, Rita Cristini Basso Soares SEVERO

Prédio: Prédio Principal
Sala: SALA 5 PÓS-GRADUAÇÃO
Data: 2015-09-23 01:45 PM – 02:00 PM
Última alteração: 2015-09-03

Resumo


A reflexão sobre os tempos que são desconsiderados pelos currículos da EJA, foi instalada como tema principal desta pesquisa. Assim, alicerçamos o estudo na seguinte questão: Que indagações o trato pedagógico traz  para o currículo da EJA, acerca de tempo escolar e tempo de vida dos alunos? A presente pesquisa classificou-se como exploratória, sendo esta, o primeiro passo de todo o trabalho científico, envolvendo, levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão do fato estudado. Para dar conta dessa questão, pode-se contar com a contribuição, entre outros, do pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que aborda temas relevantes sobre a vida, a política e os padrões culturais contemporâneos, bem como a perda da representatividade das instituições, a começar pela escola. O texto apresentará um sistema de análise dividido em três partes: no Primeiro Capitulo, trataremos do tema: Adultos Jovens – Jovens Alunos: uma relação transversal com o tempo, que trará alguns esclarecimentos acerca dos conceitos de adulto, jovem e sua relação com o tempo, e um recorte em torno de como Bauman trata questões relacionadas ao tempo. Ainda neste capítulo, traremos alguns tópicos relevantes sobre Currículo, Escola e Aluno. No Segundo Capítulo onde faremos algumas inferências a respeito dos tempos sombreados nos discursos escolares e, finalizaremos com uma análise, que resultou das entrevistas e observações realizadas no NEEJA/SLG[1], no período de  junho 2014 a agosto de 2015. Finalmente, discutimos as possibilidades de novos desenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos da EJA do que as propostas tradicionais.

Palavras-chave


CURRICULO - EJA - TEMPO