Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
BIOGRAFEMAS: POR UMA PEDAGOGIA DO SILÊNCIO
Bruno PARISOTO, Eduardo Guedes PACHECO

Prédio: Apresentação de Pôsteres
Sala: Auditório
Data: 2015-09-24 05:00 PM – 07:00 PM
Última alteração: 2015-09-06

Resumo


Esta é uma pesquisa que está sendo desenvolvida como subprojeto do grupo de pesquisa ARTDIFE – Arte, Diferença e Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em especial nos cursos de Licenciatura em Arte (Música, Dança, Artes Visuais e Teatro). Partindo dos estudos sobre silêncio propostos por John Cage, da vontade de compor ações docentes na perspectiva de entender os espaços educacionais como lugares dados a composição de ações pedagógicas e criações em arte, propõe-se a construção de Biografemas. Pretende-se, desta forma, estabelecer um lugar para criar, e assim (re)visitar e (re)construir o que chama-se “Pedagogia do Silêncio”. Lugar-devir. Composição. Esta pesquisa propõe uma revisão bibliográfica de autores como Gilles Deleuze, Roland Barthes, Sandra Mara Corazza, Friedrich Nietzsche, José Gil e Luciano Bedin da Costa. Busca-se, desta forma, pensar um inventário de palavras-questões que constituam a atuação docente nesta perspectiva, em especial, a formação de professores de Arte. Imersa às filosofias da diferença esta pesquisa é uma tomada de posição frente à metanarrativas e verdades universais e, logo, considera as infinitas possibilidades de transcriação. As considerações finais permeiam territórios ainda muito nebulosos, nos quais destacam-se palavras como: devir, criação, formação, corpo, jogo, improvisação, diferença, blocos de sensação, silêncio e pesquisa. 


Palavras-chave


Formação Docente; Biografema; Filosofias da Diferença; Silêncio.