Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

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O ESTÍMULO PELA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Rosinei BRITO, Tatiana Luiza RECH

Prédio: Apresentação de Pôsteres
Sala: Auditório
Data: 2015-09-23 04:30 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2015-09-06

Resumo


O presente trabalho visa problematizar as ações realizadas no projeto “Saúde e Educação para além da escola”, dentre elas, exemplos de atividades que despertaram o interesse dos alunos em reconhecer a importância das iniciativas que levam à alimentação saudável na escola e fora dela. O projeto, possibilitado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), está sendo desenvolvido desde abril deste ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Alvaro de Miranda, no munícipio de Cruz Alta, com duas turmas do 3° ano do Ensino Fundamental. Com a intenção de envolver os alunos em práticas que levem, primeiramente, ao reconhecimento dos alimentos para, posteriormente, obterem maior compreensão das possibilidades de uma vida mais saudável, foram construídas atividades que os remeteram a um mundo lúdico, colaborando para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos, tão necessários ao cidadão consciente de seu papel na construção de sua história, bem como na construção da história do outro. O intuito inicial de ampliar os conhecimentos sobre os diferentes tipos de alimentos e estimular os bons hábitos alimentares foi sendo alcançado por meio de atividades que ressaltaram a importância de uma alimentação variada a partir de jogos de memória, jogos para identificação de cores, texturas, formas, quantidades, bem como com a ampliação do vocabulário através de contos, poemas, histórias, produções de textos, adivinhas, parlendas, músicas, vídeos, brincadeiras com fantoches, dentre outros recursos. Tais práticas tiveram grande aceitação pelos alunos e também por parte dos professores titulares das turmas. Para mim, enquanto acadêmica, foi um grande desafio, pois pude perceber o quanto o projeto conseguiu modificar alguns dos hábitos alimentares que eram vivenciados pelos alunos nos lanches escolares. Outro destaque está relacionado às várias compreensões construídas pelos alunos, sendo que o resultado de tal projeto foi e continua sendo positivo, uma vez que será possível continuar as atividades no segundo semestre de 2015, período em que também serão desenvolvidas atividades na área da matemática. Portanto, é possível unir a importância do incentivo a uma alimentação mais saudável com atividades que envolvam a ludicidade e a criatividade dos alunos.


Palavras-chave


Alimentação saudável. Atividades lúdicas. Educação e Saúde.