Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
TEATRO É EDUCAÇÃO III
Diones Júnior LEIDENS, Jonathan Harri BECKER, Marli Susana Carrard SITTA

Prédio: Prédio Principal
Sala: SALA 2
Data: 2015-09-23 03:30 PM – 03:45 PM
Última alteração: 2015-09-05

Resumo


O esforço deste projeto de extensão é para o entrelaçamento da criação artística teatral e da pedagogia, entretecendo lugares desta relação que são sempre e simultaneamente de aproximação e distanciamento, de claridade e escuridão, de transparência e opacidade. Num movimento, que é ao mesmo tempo de quebra e aglutinação, busca romper convenções e formas acabadas e aposta na presença viva do teatro no espaço escolar. Neste sentido, caminha para os estudos da performance e com ela tece fios, confrontando as oscilações e as tensões para a experiência estética na escola. Inicialmente será criada pelos acadêmicos bolsistas do Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs em Montenegro performances teatrais focadas na linguagem do riso e na relação direta com o público e sua transformação pelo riso e pelo saborear dos mais distintos sentimentos. Concomitante ao processo dos estudos da performance, serão selecionadas cinco escolas públicas de Montenegro, dentre elas a Apae, nas quais serão desenvolvidas as seguintes ação: uma oficina ministrada pelos estudantes bolsistas e a coordenadora do projeto para os professores da escolas dialogando o riso - desenvolvido principalmente pela linguagem clownesca da performance- com o sério tom professoral; uma apresentação da performance teatral com o acompanhamento de alguns estudantes desde a chegada dos atores  até sua saída da escola e com interação entre atores,  discentes e docentes experimentando atividades teatrais.; e um seminário final com a participação  das cinco escolas para avaliação e reflexão do projeto. Tem como objetivos abrir espaços para a arte teatral e o processo de criação na escola de educação básica, bem como, pensar ações pedagógicas que se construam em processo e possam trazer significações variáveis ao alcance de novos saberes pedagógicos teatrais. O resultado esperado é de aproximar os estudantes de teatro com suas produções artísticas da comunidade escolar, incentivando seus alunos e professores a vivenciarem experiências estéticas nas quais possam se perceber capazes de gerar valores por meio da criação artística teatral. Acredita-se que quando a arte teatral está presente no ambiente escolar as virtudes da educação se fazem mais potentes.


Palavras-chave


Teatro. Docência. Riso. Criação.