Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

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LETRAMENTO ACADÊMICO: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE REFERENCIAÇÃO EM SITUAÇÕES INTERATIVAS NA ESCRITA, NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUCNIONAL (LSF)
Aline Melo TOLFO, Matiele dos Santos DINIZ, Ana Carolina Martins da SILVA, Magali de Morais MENTI, Ana Maria Bueno ACCORSI, Adriana Helena LAU, Gilmar de AZEVEDO, Raquel Veit HOLME, Arisa Araujo da LUZ, Luciane SIPPERT

Prédio: Apresentação de Pôsteres
Sala: Auditório
Data: 2015-09-23 04:30 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2015-09-06

Resumo


Tornou-se consenso entre os estudiosos do campo da linguagem tomar o texto como unidade de análise ou como objeto particular de investigação, uma vez que este se constitui na forma específica de manifestação da linguagem. No entanto, para que haja uma compreensão adequada do mesmo, faz-se necessário analisar a situação efetiva de comunicação que este se insere, ou seja, analisá-lo numa perspectiva discursiva, considerando a língua em uso. Para tanto, torna-se relevante refletir sobre os processos de referenciação que ajudam aos participantes da interação a construírem a sua própria coerência dos textos que recebem e dos textos que produzem.       Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo analisar o processo de referenciação em situações interativas de escrita acadêmica, a partir da análise de textos acadêmicos, elaborados por alunos da Uergs, de diferentes áreas, com a finalidade de construir um arcabouço teórico que subsidie a reflexão prática dos processos que envolvem a referenciação, elemento fundamental para construção de sentido e progressão textual. A metodologia será desenvolvida por meio de uma pesquisa teórico-empírica, de cunho qualitativo, caracterizada como exploratória-descritiva e interpretativa, realizada a partir de revisão bibliográfica e análise de textos de alunos do Ensino Superior, fundamentadas na Linguística Textual e LSF. Os resultados preliminares evidenciam que os sujeitos parecem conhecer os recursos léxico-gramaticais necessários para a produção escrita no meio acadêmico, no entanto tais textos poderiam ser, progressivamente, melhor adequados quanto a sua organização temática, considerando o seu contexto de produção. Assim, pretende-se com este estudo contribuir para o letramento acadêmico, uma vez que as práticas de escrita apresentam uma correlação direta com os demais componentes curriculares e interferem significativamente nas situações interativas desta comunidade discursiva.

 


Palavras-chave


Produção textual. Letramento acadêmico. Contexto de produção.