Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

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A MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL: INVESTIGANDO O COREDE METROPOLITANO DELTA DO JACUÍ
Patrick da Costa SILVA, Cristina Rolim WOLFFENBUTTEL

Prédio: Prédio Principal
Sala: SALA 3
Data: 2015-09-24 08:30 AM – 08:45 AM
Última alteração: 2015-09-05

Resumo


O presente trabalho integra um conjunto de investigações sobre a inserção da música na Educação Básica do Rio Grande do Sul que têm sido empreendidas pelo grupo de pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (CNPq/UERGS), localizado na unidade de Montenegro. Este traz dados sobre o ensino de música nas escolas da rede pública municipal do COREDE Metropolitano Delta do Jacuí do Rio Grande do Sul. Quando tratamos sobre a educação musical nas escolas, devemos considerar a Lei federal nº 11.769/2008, que dispõe a obrigatoriedade do ensino do conteúdo de música na educação básica. Partindo do questionamento sobre quais secretarias municipais de educação do RS têm realizado ações/atividades/movimentos de música nas escolas, objetivou-se investigar, nesta pesquisa, a inserção de atividades musicais nas escolas da rede pública do COREDE Metropolitano Delta do Jacuí do RS. Adicionalmente, analisou-se a presença de professores de música ou profissionais que desenvolvem atividades musicais nas escolas, bem como as configurações que estas se apresentam. A metodologia utilizada constituiu-se da abordagem quantitativa, sendo o método um survey interseccional de grande porte. A técnica utilizada para a coleta dos dados foi aplicação de questionários autoadministrados, enviados via correio eletrônico para as secretarias de educação. O COREDE Metropolitano Delta do Jacuí constitui-se uma das regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDE), constituída de 10 municípios e, aproximadamente, 380 escolas. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que 100% dos oito municípios respondentes possuem atividades musicais nas escolas, sendo 71,5% inseridas na disciplina de Educação Artística e 28,5% fora da Educação Artística. Além disso, três dos municípios respondentes apontaram ter realizado concurso para professores de música, sendo que dois destes já possuem docentes de música atuando em sala de aula. Apesar dos dados apontarem a presença da música nas escolas, os municípios ainda apresentam carências de profissionais atuando na área. Considerando-se a importância da inserção da música nos espaços escolares, bem como a existência da Lei nº 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica, entende-se que esta pesquisa possa contribuir para a elaboração de políticas públicas para a educação musical no COREDE Metropolitano Delta do Jacuí/RS.


Palavras-chave


Educação Musical, Políticas Educacionais, COREDE/RS