Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
PROJETO, DESENVOLVIMENTO E MONTAGEM DE UM TÚNEL DE VENTO PARA ENSAIOS EM SISTEMAS EÓLICOS – ÊNFASE NA GEOMETRIA E GEOMETRIA DE PERDAS E PRESSÃO DOS DIFUSORES, COLMEIA E TELAS.
Daniella POZZA, Evelyn Luz dos SANTOS, Marcos Eufébio Mallqui ESPINOZA

Prédio: Apresentação de Pôsteres
Sala: Auditório
Data: 2015-09-23 04:30 PM – 07:30 PM
Última alteração: 2015-09-06

Resumo


Introdução: O túnel de vento aerodinâmico é uma instalação que reproduz um escoamento de ar de maneira controlada, com baixo nível de turbulência e de modo repetitivo, o qual irá interagir com modelo de estudo posicionado na seção de ensaio. Possui a finalidade de simular escoamentos ao redor dos modelos, determinando as cargas e interações aerodinâmicas sobre eles, e verificar se os requisitos do projeto foram alcançados. Objetivo Geral: Objetiva-se neste trabalho calcular para os difusores, colmeia e telas, a geometria, o coeficiente de perda de carga e perda de pressão, tendo como dados de projeto a velocidade e a área da seção de teste pretendida.  Materiais e Métodos: A metodologia partiu de uma revisão bibliográfica referente ao desempenho térmico, equipamentos destinados a experimentos de ventilação natural,  aerodinâmica aplicada à construção civil e mecânica dos fluidos, além de entrevistas com profissionais da área. Foram realizadas visitas técnicas nos túneis da PUC e UFRGS. Os materiais necessários para a construção estão sendo adquiridos, assim como o local da montagem dentro do Campus Central da UERGS. Resultados: Após a conclusão, determinaremos qual o modelo de túnel de vento que melhor se enquadra nos ensaios, em âmbito didático para a UERGS. Podendo posteriormente investir em um laboratório de estudos e viabilizar ensaios aerodinâmicos, entre outros. Considerações Finais: A importância de um estudo acerca de uma ferramenta essencial para área cientifica, como o túnel de vento, é incentivar novas pesquisas aprimorando técnicas, desenvolvimento e execução de projetos até então não viáveis dentro da instituição de ensino.


Palavras-chave


Geometria, Engenharia, Túnel de Vento