Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

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UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA CRIANÇA NA PERSPECTIVA DA PSICOGÊNESE DA ALFABETIZAÇÃO
Janaina Lima de JESUS, Maria da Graça Prediger da PIEVE

Prédio: Prédio Principal
Sala: SALA 4
Data: 2015-09-25 09:00 AM – 09:15 AM
Última alteração: 2015-09-05

Resumo


A presente pesquisa “Um estudo sobre o processo de construção da escrita na criança na perspectiva da psicogênese da alfabetização” é resultante das atividades do subprojeto do PIBID/UERGS/Cruz Alta/Pedagogia “Da discência à docência: Vozes, toques, saberes e fazeres na escola”, ocorridas em sala de aula do primeiro ano da EEEM Margarida Pardelhas durante o ano de 2015. Apresenta como objetivo geral verificar como acontece o processo de construção da escrita na criança no primeiro ano do Ensino Fundamental que corresponde ao início do ciclo de alfabetização e, concomitantemente, identificar o método usado para alfabetização. Para tanto, a metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e seu delineamento consiste na pesquisa bibliográfica e na pesquisa-ação. Busca-se a fundamentação teórica na abordagem construtivista de alfabetização de Ferreiro e Teberosky (1986) na qual a língua escrita é vista como conhecimento apropriado pelo sujeito à medida que se torna objeto de sua ação e reflexão e na Epistemologia Genética de Piaget (1989), que postula que o sujeito aprende através de suas próprias ações sobre os objetos mundo. O projeto de pesquisa encontra-se em desenvolvimento e apresenta como resultados parciais o diagnóstico dos níveis de conceitualização da escrita em que se encontram as crianças e a constatação de que o método utilizado pela professora regente baseia-se na abordagem empirista e no método sintético de alfabetização. Na sequência do projeto, pretende-se realizar atividades de acordo com a didática dos níveis difundida pelo GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação). Como princípio de uma conclusão, cita-se a aprendizagem decorrente da pesquisa bibliográfica, a elaboração de atividades correspondentes aos níveis e a necessidade de mudanças urgentes nas práticas educativas de alfabetização.


Palavras-chave


Construção da escrita. Alfabetização. Psicogênese da Alfabetização.