Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
O CORPO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA PELA LINGUAGEM TEATRAL (ANO2)
Vanessa Silveira LOPES, Andrisa Kemel ZANELLA

Prédio: Prédio Principal
Sala: SALA 3
Data: 2015-09-23 02:45 PM – 03:00 PM
Última alteração: 2015-09-05

Resumo


Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa intitulado “O corpo na formação continuada de professores: uma experiência mediada pela linguagem teatral”, desenvolvido na Uergs/Unidade São Luiz Gonzaga, desde abril de 2014 na Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof.ª Amália Germana de Paula. Ao longo de um ano de trabalho, desenvolvemos vivências corporais via linguagem teatral, investindo em uma formação voltada para o desenvolvimento pessoal e humano do professor. Buscamos com este enfoque experimentar novas possibilidades no contexto educativo, a partir de uma abordagem do corpo como elemento central na formação do sujeito, atribuindo importância à criatividade, à imaginação e à espontaneidade do professor. Diante da repercussão positiva e solicitação da escola, optamos pela continuidade do projeto, investindo fortemente nesta segunda edição na formação profissional dos professores, analisando os resultados da pesquisa na prática pedagógica do professor. A metodologia com abordagem investigativa voltada a um processo de “pesquisa-formação” (JOSSO, 2004), caracteriza-se por vivências com jogos teatrais (VIOLA SPOLIN, 2007) e análise da repercussão do projeto na pratica pedagógica das professoras, por meio de conversas individuais e em grupo. Dos resultados alcançados até o momento: o grande interesse dos professores em continuar participando de uma formação alicerçada em um trabalho dinâmico que envolva a linguagem teatral e traga novas possibilidades de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, bem como, a disponibilidade em repensar sua prática pedagógica e inserir outras atividades que contemplem o corpo, a expressão, a criatividade e a imaginação no cotidiano escolar. Consideramos assim, que o projeto vem contribuindo para o desenvolvimento pessoal, mas acima de tudo repercutindo no desenvolvimento profissional e no trabalho pedagógico das professoras, qualificando a educação em nosso município.


Palavras-chave


vivência teatral. desenvolvimento profissional. formação continuada de professores.