Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS UNIDADES DE PAISAGEM DO TERRITÓRIO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA: UM INSTRUMENTO DE ANALISE TERRITORIAL.
Mateus da Silva REIS, Juliana Faistauer PAIANI, Guilherme Souza OLIVEIRA, Márcia dos Santos Ramos BERRETA

Prédio: Apresentação de Pôsteres
Sala: Auditório
Data: 2015-09-23 04:30 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2015-09-06

Resumo


Esta pesquisa tem o intuito de contribuir com o projeto denominado Apoio à Implantação de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial, aprovado pela Camada CNPQ/MDA/SPM-PR Nº 11/2014, em parceria entre a UERGS e a UFRGS. A área de estudo abrange o Território Rural dos Campos de Cima da Serra, localizado a nordeste do estado do Rio Grande do Sul, contando com 13 municípios com diferentes paisagens, que são resultado da interação dos sistemas naturais com os sistemas sociais. O objetivo do trabalho é produzir mapas das Unidades de Paisagem (UPs) dos Campos de Cima da Serra para subsidiar o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, partindo de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Serão utilizadas imagens do satélite Landsat8, sensor OLI (Operational Land Imager) na resolução espacial de 30m, disponíveis no site da USGS (United States Geological Survey); imagens do satélite RAPIDEYE, com resolução espacial de 5m, adquiridas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e disponibilizadas por um termo de cooperação entre Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul e a UERGS; dados de radar adquiridos por meio do TOPODATA, com resolução espacial de 30m; layers da rede de drenagem, rodoviária, áreas urbanas e altimetria dos municípios que compõem a área de estudo disponibilizada por Hasenack e Weber (2010), na escala 1:50000; bases geomorfológica, geológica e de vegetação consideradas como referências, elaboradas pelo IBGE, escala 1:250.000; e Software Spring 5.2, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE). Para a caracterização das UPs, considera-se a proposta de Verdum (2006) que apresenta como critérios de análise a forma, função, estrutura e a dinâmica da paisagem. Esta análise seguira os seguintes procedimentos metodológicos: a) aquisição e processamento das imagens de satélite; b) Descrição e caracterização das UPs com auxilio de imagens fotográficas, que serão apontadas a partir da análise da classificação das imagens de satélite. A pesquisa ainda esta em fase inicial, mas já é possível perceber que este sistema de classificação das UPs ajudará a definir questões direcionadas ao planejamento territorial e, assim, contribuir com a implementação do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial e dos Colegiados Rurais.


Palavras-chave


Unidades de Paisagem. Território dos Campos de Cima da Serra. Sensoriamento Remoto.