Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA NA E.M.E.F JOSÉ PEDRO STEIGLEDER: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO NA PERSPECTIVA DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Iara Taiane MACIEL, Letícia SCHNEIDER, Katia Salib DEFFACI

Prédio: Apresentação de Pôsteres
Sala: Auditório
Data: 2015-09-24 05:00 PM – 07:00 PM
Última alteração: 2015-09-06

Resumo


Esta pesquisa faz parte do PIBID/CAPES/UERGS/DANÇA e encontra-se em andamento. Através de um vídeo de William Forsythe, em que bailarinos transitavam entre pêndulos e dançavam influenciados por eles, surgiu a ideia da intervenção. No Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, organizou-se uma intervenção estético-pedagógica durante o intervalo, fazendo com que os alunos dançassem com pêndulos instalados no ambiente. O objetivo geral da presente pesquisa é observar as estratégias de ensino das bolsistas do Pibid para que os alunos pudessem experimentar/sentir/conhecer em seus corpos para mover-se através dos pêndulos. A metodologia apoia-se em um estudo do tipo observacional descritivo, apontado para as questões ligadas às estratégias de ensino na construção da atividade dos pêndulos.  Como resultado dessa pesquisa, destaca-se a habilidade de recriação da atividade através da interferência corporal das bolsistas/Pibid. Notou-se que durante todo o tempo da atividade apenas meninas das menores séries envolvidas (6º e 7º ano) participaram da intervenção. No entanto, observou-se que elas interagiam com os pêndulos utilizando de poucas maneiras de exploração e fruição. Diante disso, uma das pibidianas resolveu mudar a estratégia, reestruturando a atividade para um melhor andamento da intervenção, a fim de que as meninas pudessem experimentar e vivenciar em seus corpos diversos movimentos de maneira mais fluida. Assim, a estratégia recriada pelas discentes em comemoração ao Dia Internacional da Dança ocorreu bem, pois contribuiu para novas explorações de movimento por parte dos alunos.


Palavras-chave


Dia da Dança; Pêndulos; Estratégias de Ensino;