Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

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PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
Ana Quézia Roldão da Silva KLEIN, Clóris Maria Freire DOROW

Prédio: Prédio Principal
Sala: SALA 5 PÓS-GRADUAÇÃO
Data: 2015-09-24 08:15 AM – 08:30 AM
Última alteração: 2015-09-04

Resumo


A pesquisa sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC trabalha sob a perspectiva política da alfabetização escolar, em que foram analisadas leis, resoluções e pareceres que ajudam a compreender as possibilidades oferecidas pelo PNAIC à comunidade escolar nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Os objetivos desta pesquisa situam-se na identificação e compreensão da política do Pacto, bem como na reflexão crítica a respeito de algumas concepções teóricas vinculadas à alfabetização na contemporaneidade, em um esforço de identificação de novas concepções educacionais referentes ao processo inicial de escolarização. A análise de dados a respeito da política de alfabetização demonstra que o PNAIC não é uma política isolada, mas está articulado com os documentos legais e concepções políticas e educacionais em nível nacional. Esta proposta passa a existir, então, em um processo de construção de novas perspectivas de escolarização na atualidade. Desse modo, fica evidente que a efetivação de um trabalho em rede com ênfase na formação continuada de professores (as) alfabetizadores (as) das escolas públicas brasileiras é muito importante para o desenvolvimento da alfabetização pública no país. Cada vez mais a formação continuada para professores (as) alfabetizadores (as) se faz necessária devido às mudanças políticas educacionais ocorridas no Brasil. Por sua vez, essa formação continuada é um dos maiores desafios educacionais para a efetivação de políticas de escolarização. Neste “novo” contexto educacional, a pesquisa apresentou através do estudo de documentos legais, leis, pareceres e resoluções que contribuem para a efetivação da nova política educacional do PNAIC, que o programa não se trata de uma política isolada em termos atuais e históricos, nem de uma novidade nas concepções teóricas, pedagógicas e políticas, mas de uma proposta articulada com as tendências educacionais da contemporaneidade.

Palavras-chave


PNAIC. Alfabetização. Três primeiros anos escolares. Ensino Fundamental.