Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & Ia Jornada de Pós-graduação da UERGS

Tamanho da fonte: 
DOMINÓ ECOLÓGICO - DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE JOGOS DIDÁTICOS VALORIZA AS AÇÕES DOS ALUNOS
Láurea J. da SILVA, Luzia CAMARGO, Aline HILÁRIO, Carina NUNES, Lariane BRAZ, Erli Schneider COSTA

Última alteração: 2015-09-15

Resumo


Jogos didáticos são considerados materiais adequados para fixar o conhecimento dos alunos sobre temas e para despertar a curiosidade sobre novos conceitos. Com o objetivo de desenvolver atividades pedagógicas para serem utilizadas em sala de aula para fixar conceitos de ecologia propomos a criação de um dominó ecológico utilizando imagens obtidas pelos alunos da Educação Básica.  O trabalho foi desenvolvido com 20 alunos do 8o  ano do ensino fundamental do Centro de Educação Municipal em Fontoura Xavier (RS) com apoio da profa. de Ciências, Angéli Casagrande. Inicialmente disponibilizamos material aos alunos com conceitos de ecologia: espécie, indivíduo, população, comunidade, nicho ecológico, habitat, biosfera, ecossistema. Em seguida os alunos, em grupos, sob nossa orientação e da professora titular, realizaram uma atividade de campo no entorno da escola com a intenção de reconhecer no ambiente os conceitos estudados e fazer o registro fotográfico para construir o dominó ecológico. No dia seguinte os alunos responderam exercícios para que pudéssemos avaliar o nível de aproveitamento deles com a atividade. A análise da avaliação aplicada mostrou que os conceitos espécie, indivíduo, população e habitat foram os melhores compreendidos pelos alunos (90% dos acertos) enquanto que os conceitos comunidade, nicho ecológico, biosfera e ecossistema (50 e 80%) foram menos compreendidos. O mesmo foi percebido em relação as fotografias selecionadas pelos alunos que deram preferencias as imagens dos conceitos melhor compreendidos por eles. Já com a aplicação do jogo, desenvolvido com as imagens feitas pelos alunos, o nível de acerto foi superior. Os alunos conseguiram já na segunda tentativa de jogo relacionar corretamente as imagens com os conceitos.  A avaliação da professora titular foi positiva. Os alunos expressaram a sensação de reconhecimento ao verem suas fotografias no dominó. Isto evidenciou a importância do desenvolvimento colaborativo do material, valorizando as ações dos alunos e fortalecendo o vínculo entre conhecimento e prazer. 


Palavras-chave


Ecologia, conceitos ecológicos, aprendizado