Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
POR UM MINUTO PROJOVEM: O USO DO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO AOS INDICADORES SOCIAIS DE RISCO PARA ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PRO JOVEM
Viviana Bardemaker ANHAIA, Aline Correa Dorneles GEDIEL, Ivana Almeida SERPA, Kati Luzaine Bardim COSTA, Adriana Barni TRUCCOLO

Última alteração: 2016-09-12

Resumo


A adolescência é uma fase complexa que envolve distintos contextos de convívio social e por estar presente uma vulnerabilidade que, do ponto de vista psicológico, existe em decorrência da necessidade de buscar o novo, transgredir. Assim, para promover o desenvolvimento de um processo de adolescer saudável é necessário conhecer as particularidades e as situações que se apresentam ao adolescente na vida social, para assim, oferecer apoio no enfrentamento de dificuldades. Objetivou-se trabalhar a linguagem do vídeo, com adolescentes que participam do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, no município de Alegrete, RS. Pesquisa Participante realizada com vinte adolescentes, oito meninas e 12 meninos, na faixa etária entre 12 e 16 anos de idade, com o propósito de que se comuniquem e transmitam sua visão de mundo através da elaboração de vídeos de um minuto para posterior reflexão em grupo acerca do que foi assistido. Nas primeiras semanas realizamos rodas de conversa com o grupo sobre temas escolhidos pelos próprios adolescentes, bem como dinâmicas com intuito de estabelecer vínculo, confiança e conhecimento mútuo. Os encontros até o mês de junho aconteceram todas as terças feiras das 14h às 16h. No final do primeiro mês o cronograma de temas para elaboração dos vídeos de um minuto foi elaborado com a participação de todos e os adolescentes decidiram dar nome ao grupo: Por um minuto PROJOVEM o que indicou sentimento de pertencimento e protagonismo dos adolescentes às atividades as quais propuseram e estavam participando. O primeiro vídeo elaborado foi sobre o tema bullying. O PROJOVEM se configura como um espaço riquíssimo para a realização de discussões junto aos adolescentes possibilitando a promoção da intersetorialidade e articulação entre o serviço social, ao qual está vinculado e a educação, no caso a Uergs. Conclui-se que o uso do vídeo tem possibilitado aos adolescentes serem ativos na construção de novos conhecimentos e a possuírem autonomia, colocando-se como protagonistas das ações realizadas. Ficou evidente que o pedagogo pode atuar como agente transformador fortalecendo a capacidade crítica-reflexiva dos adolescentes com temáticas de seus interesses relacionadas ao seu cotidiano e ao território a que estão inseridos.

Palavras-chave


Adolescente. PROJOVEM. Inclusão. Autonomia.

Texto completo: Sem título