Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA ÀS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPS) NAS LAGOAS DE CAPIVARI DO SUL – RS
Anna Giulia VISENTIN, Henrique da Cunha RAUPP, Maria Alexandra Borges LAGO, Maria Luiza Correa da Camara ROSA, Gabrielli Teresa Gadens MARCON

Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica iniciado em abril do corrente ano e que objetiva mapear as APPs no entorno das lagoas do município de Capivari do Sul. Inicialmente, os estudos tem se concentrado na Lagoa Capivari, localizada naquele município e compartilhada com Palmares do Sul. A delimitação das APPs no entorno das lagoas está sendo determinada através de imagens de satélite e do programa ArcGis®, e comparadas com imagens históricas, anteriores ao ano de 2008. Até o momento, foi constatado que uma parte das APPs no entorno da Lagoa Capivari se encontra impactada pelas lavouras de arroz e que essa prática já se estende há alguns anos. Tais atividades podem ser consideradas como prejudiciais ao meio ambiente, principalmente se as mesmas continuarem a impactar o complexo e frágil ecossistema de lagoas costeiras do Litoral Norte.


Palavras-chave


Direito Ambiental. Código Florestal. Lagoa Capivari.

Texto completo: Resumo expandido