Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA ÀS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP's) DAS LAGOAS DE BALNEÁRIO PINHAL
Henrique da Cunha RAUPP, Anna Giulia VISENTIN, Marco Antônio MARCON, Maria da Camara ROSA, Gabrielli Teresa GADENS-MARCON

Última alteração: 2016-09-03

Resumo


O presente estudo faz parte de um projeto de iniciação científica que teve início em abril do corrente ano e que objetiva mapear as Áreas de Preservação Permanente (APPs) no entorno das lagoas do município de Balneário Pinhal. A delimitação das APPs está sendo determinada através de imagens de satélite e do programa ArcGis®, e também comparadas com imagens históricas, anteriores ao ano de 2008. Até o momento foi observado que no entorno da lagoa da Cidreira-Rondinha destacaram-se quatro pontos onde existe a probabilidade de haver impacto de origem antrópica sobre as APPs, ou muito próximo a elas. Tais constatações, embora ainda preliminares, podem ser consideradas prejudiciais ao complexo e frágil ecossistema de lagoas costeiras do Litoral Norte do RS.

Palavras-chave


Lagoas Costeiras. Legislação Ambiental. Lagoa Cidreira-Rondinha. Balneário Pinhal. Cidreira.

Texto completo: Resumo expandido