Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
A ELABORAÇÃO DE VÍDEO COMO RECURSO DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE DISCENTES
Adriana Fonseca de Abreu Dorneles CARNEIRO, Cleci Nunes BASTIANI, Erique Elisa Saldanha Teles do PRADO, Luis Fernando Bossa PEREIRA, Maria Aparecida Fontanari MARTINEZ, Adriana Barni TRUCCOLO

Última alteração: 2016-09-29

Resumo


A construção de uma sociedade se dá por meio de relações de convivência estabelecidas entre os indivíduos, e a extensão universitária é uma possibilidade que o acadêmico tem de colaborar com o território ao qual está inserido socializando o conhecimento. Contudo, para que isso ocorra de forma efetiva, primeiramente torna-se necessário haver integração entre os acadêmicos, conhecimento acerca de suas formas de pensar, de seu cotidiano. A socialização em sala de aula, através da arte,  pode  ser um  recurso para a “humanização” do processo educacional, e o trabalho em grupo é um recurso utilizado pelo docente para tornar as aulas dinâmicas, estimulando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem; além de promover a interação social entre os mesmos.  Dessa forma, o objetivo do estudo foi proporcionar maior integração e conhecimento sobre e entre os acadêmicos do sexto semestre do curso de Pedagogia através da elaboração de um vídeo pelos mesmos. Atividade extensionista com delineamento de Pesquisa ação proposta em sala de aula e após concordância dos alunos a docente convidou uma pedagoga que também é cineasta para orientar na elaboração do vídeo, bem como editá-lo. A atividade ocorreu na semana de 17 a 20 de maio nas dependências da Universidade no turno da noite.  Dos 28 acadêmicos, doze participaram ativamente tanto do processo de escrita do roteiro quanto da filmagem e escolha da música. O vídeo, cuja temática foi assédio moral e relação de poder, foi postado no You Tube e percebe-se que tem sido motivo de orgulho para os acadêmicos que dele participaram. Observou-se que apesar da atividade ter sido bem recebida por todos quando foi sugerida, menos de metade da turma participou efetivamente, seja por timidez, seja por não querer se expor, ou pela não concordância com o roteiro e música. Conclui-se que novas atividades deverão ser realizadas para promover maior integração entre os acadêmicos.

 


Palavras-chave


Integração. Vídeo. Humanização. Discente