Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

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AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO NA ESCOLA: PROBLEMATIZANDO O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Valdereza Dornelles MALZONI, Kassandra HOEFLING, Tatiana Luiza RECH

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


O presente trabalho apresenta os primeiros apontamentos acerca das experiências vivenciadas pela turma do 2° semestre do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura, da Unidade de Cruz Alta, no período de agosto a dezembro de 2015. Durante o Componente Curricular “Projeto Político-pedagógico”, os alunos foram desafiados a realizar uma pesquisa em escolas da rede pública e privada, a fim de mostrar a realidade encontrada em estabelecimentos de ensino do município de Cruz Alta/RS e região, no que diz respeito às possibilidades de problematização dos aspectos que envolvem a gestão democrática na escola. Dentre eles, deu-se prioridade à importância da construção coletiva do Projeto Político-pedagógico (PPP) por toda a comunidade escolar. Primeiramente, realizamos estudos teóricos a partir dos autores: Celso dos Santos Vasconcellos (2010), Ilma Passos Alencastro Veiga (2006) e José Carlos Libâneo (2008); após iniciamos o trabalho de construção das histórias em quadrinhos, sendo que cada grupo se deteve a uma especificidade da temática escolhida: a importância do PPP na escola. Dentre os trabalhos criados, destacam-se histórias que exploraram a necessidade de maior discussão do assunto nas reuniões pedagógicas, a participação da família na construção do PPP, a colaboração do corpo docente e dos funcionários, o olhar dos alunos a respeito da construção do PPP, entre outros. Nas investigações realizadas pela turma constatou-se que a maioria das escolas não possui o Projeto Político-pedagógico disponível, nem atualizado. Desta forma, nosso desafio foi o de propor a elas que discutam essa temática em suas reuniões pedagógicas por meio de histórias em quadrinhos, ou seja, utilizando um recurso diferenciado produzido pelos alunos do Curso de Pedagogia. Com o intuito de darmos continuidade ao estudo, na próxima etapa da pesquisa, as histórias em quadrinhos serão encaminhadas a cinco escolas participantes e, a partir disso, verificaremos as práticas que serão criadas por meio delas.


Palavras-chave


Gestão democrática; Projeto-Político-pedagógico; Histórias em quadrinhos