Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
RESPIRAÇÃO MICROBIANA EM DIFERENTES CONDIÇÕES ARTIFICIAIS DE MANEJOS DE SOLO
Camila Ferreira DOS SANTOS, Evandro de Oliveira LUCAS, Felipe Henrique HUFF, Viviane Milbradt PRADE, Benjamin Dias OSORIO FILHO

Última alteração: 2017-01-06

Resumo


A técnica da determinação da respiração edáfica é utilizada para estimar a atividade biológica em solos sob diferentes manejos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade biológica, em solos sob condições artificiais diferenciadas. Realizou-se um experimento laboratorial, inteiramente casualizado com três tratamentos e três repetições. Os tratamentos consistiram de condições artificiais de manejo, sendo solo com palha de gramíneas, solo em alagamento e solo em condições de sequeiro, sem palha. Utilizou-se frascos de vidro, contendo a amostra e um recipiente contendo solução de NaOH 1M, para captação do CO2 emitido via respiração. A determinação se deu pelo método da titulação com HCl 0,5M. Percebeu-se maior atividade microbiana e respiração no solo com palha de gramíneas, em função do maior aporte de material orgânico. Entretanto, em condições de alagamento, a respiração e a atividade biológica foram menores, pela mortalidade dos microrganismos aeróbios. O manejo, portanto, afeta a atividade biológica do solo.

Palavras-chave


Atividade biológica. Gás carbônico. Decomposição.

Texto completo: Resumo expandido