Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
ATAQUES DE CUPINS NA ARBORIZAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS – RS
Dalvana Leticia Kerkoff CHAVALLES, Daiane WEISS, Gisele Sana REBELATO, Robson Evaldo Gehlen BOHRER, Ramiro Pereira BISOGNIN, Márlon de Castro VASCONCELOS

Última alteração: 2016-09-09

Resumo


A arborização urbana em calçadas é fundamental para a manutenção da qualidade de vida dos habitantes das cidades. Contudo, existem problemas causados principalmente pela falta de planejamento na implantação e no manejo da arborização que favorecem a proliferação de pragas, como os cupins, e comprometem as condições fitossanitárias de muitos exemplares. Com isso, o presente trabalho teve como finalidade verificar a infestação por cupins na arborização no município de Três Passos-RS, em função da ausência de conhecimentos sobre a necessidade de informações para o adequado manejo dos cupins. Para cada espécie encontrada aplicou-se uma ficha de avaliação da fitossanidade e considerou-se o estado de conservação dos indivíduos arbóreos que foram classificados como bom, regular, péssimo ou morto. Desta forma, totalizou-se 379 indivíduos arbóreos encontrados no eixo central da cidade, dos quais 96 apresentaram vestígios de infestação de cupins.

 


Palavras-chave


Fitossanidade;Infestação;Manejo da arborização.

Texto completo: Resumo expandido