Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
BRINCAR + TEATRO
Ewerton NETTO, Rodrigo Santos REIS, Larissa de Souza DEON, Marli Susana Carrard SITTA

Última alteração: 2016-09-29

Resumo


Ao ingressarmos no Pibid/Teatro, unidade em Montenegro, em setembro de 2015, iniciamos nossas observações na escola Esperança - Montenegro. Neste processo de conhecer o ambiente escolar, o jardim A nos chamou a atenção. Registramos no Pbworks o que traziam, bem como os questionamentos que provocavam. Tinham muita teatralidade no que faziam. Eram criativos sem julgamentos, sem entraves, e isto nos sensibilizou. Agiam naturalmente, expondo seus sentimentos, suas verdades. Problematizamos o assunto, buscamos estímulos para propor algo que contribuísse a sustentação do jogo de representação simbólica trazido naturalmente pelas crianças. Em Peter Slade encontramos nossas referências no jogo dramático infantil, nos oferecendo um estudo analítico do drama criativo e nos alerta que as crianças, quando não tolhidas pelos adultos, podem encontrar auto expressão e desenvolvimento pleno de sua personalidade. Precisamos que, nos adultos, façamos distinção entre a realidade da criança e o nosso entendimento por teatro. Preocupando-se primordialmente com o jogo. (SLADE,1979). Começamos, de forma muito cautelosa e respeitosa, a olhar as proposições das crianças e não o que nós iríamos propor a elas. Com brincadeiras, jogos e sonoridades, adentramos no mundo delas. Os resultados aguardados são a compreensão melhor do mundo infantil para poder respeitá-los e ser propositivo na medida em que não se destrua a criação inerente às crianças. Em nossas atividades desenvolvidas com as crianças, sempre um de nós estará no papel de observador e outros dois brincando/jogando. Registramos que o desejo da docência se fez mais presente e desperto ao nos aproximarmos e interagirmos com crianças na escola.


Palavras-chave


jogo; Dramático; infantil; Docência.