Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

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O jogo de me ver é te ver jogando: a intervenção e a caracterização utilizadas como instrumento de discussão social
Thais PEGORARO, Bruno Flores PRANDINI, Marli Susana Carrard SITA, Carlos Roberto MÖDINGER

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


O presente projeto é continuidade do trabalho realizado no ano de 2015, sobre a imagem social de estudantes de periferia, por meio do subprojeto Pibid/Uergs/Teatro, no Colégio Estadual Ivo Bühler - Ciep, situado em Montenegro. Nesta etapa, no período de março a julho de 2016, foram realizadas seis intervenções teatrais com base nas observações feitas sobre a organização e divisão social dos alunos na escola. O teatro pode ser utilizado como meio para ações pedagógicas que proporcionem momentos de discussão social entre a comunidade escolar. Além de sensibilizar e oportunizar novas experiências, o teatro surge problematizando e desnaturalizando questões latentes no cotidiano da sociedade. A partir disso, a dupla de estudantes pode perceber as formas de organização social dos alunos e investiu na identificação dos arquétipos existentes, utilizando-se também, dos princípios do Teatro do Oprimido, de Boal, e do Teatro Épico, de Brecht. O conceito de professor-artista, de Cabral, é posto em prática quando os estudantes desenvolvem intervenções de personagens característicos dos arquétipos encontrados no Ciep. As intervenções foram realizadas no período do recreio ou no contraturno, pois nestes momentos encontravam-se no pátio todos os alunos do colégio, possibilitando a captação de impressões das diversas faixas etárias presentes. Os pibidianos utilizaram da caracterização como forma de composição dos arquétipos. Maquiagens e figurinos exagerados que distanciavam os personagens do cotidiano, porém carregavam consigo fortes características que elucidavam a observação, identificação e entendimento dos alunos. Já no segundo semestre, o projeto contará com oficinas de teatro voltadas para as técnicas de caracterização da personagem, bem como experimentos com diferentes materiais para a composição de arquétipos sociais.


Palavras-chave


Pibid; Teatro; Intervenção; Arquétipo; Caracterização.