Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
OCORRÊNCIA DA FAMÍLIA IRIDACEAE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Jeferson Vidart RAMOS, Paulo Roberto Soares NUNES, Ariele Seixas ANTUNES, Jenifer Martins Rodrigues RAMOS, Anabela Silveira de Oliveira DEBLE

Última alteração: 2016-09-07

Resumo


A família de monocotiledôneas Iridaceae é composta por aproximadamente 2000 espécies, agrupadas em 67 diferentes gêneros. Há a ocorrência de aproximadamente 190 espécies no Brasil, agrupadas em 14 gêneros, consistindo em 107 espécies endêmicas. O presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica que visa estimar o número de espécies de iridáceas ocorrentes no estado do Rio Grande do Sul, bem como explanar as principais características do táxon. A família Iridaceae é representada no Rio Grande do Sul por aproximadamente 42 espécies, pertencentes a 11 gêneros, destacando os gêneros Sisyrhinchium, Cypella, Herbertia e Calydorea. Considerando que esta família é de grande representatividade no estado, torna-se fundamental o estudo e a descrição de novas especies, contribuindo para o maior conhecimento botânico.


Palavras-chave


Distribuição Geográfica, Monocotiledôneas, Angiospermas

Texto completo: Resumo expandido